O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) afirmou ao HNT TV que o chamado "grupo dos cinco", formado na época em que ele era vereador em Cuiabá, se sentia isolado na Câmara e não tinha apoio de figuras políticas influentes, como se chegou a especular. Integravam o grupo Abilio Brunini (hoje prefeito), Dilemário Alencar (atual líder do governo), Marcelo Bussiki (secretário da Fazenda) e Felipe Wellaton (presidente da Limpurb). Diego também negou que o governador Mauro Mendes (União Brasil) tenha orientado os vereadores a aumentar o tom contra o ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), desafeto do gestor estadual.
LEIA MAIS: HNT TV: Diego nega que exigência desculpas a Neri seja mea culpa por ter apoiado Emanuel
"O perfil de cada um fez com que nós gerássemos ali um grupo organicamente, naturalmente. Muita gente achava que, na época, tinha algum grupo político que estava nos orientando, nos manipulando e tentando destruir o Emanuel por nós. Nunca tivemos reunião com o governador Mauro Mendes. Nunca tivemos reunião com o Mauro para orientação, suporte, ajuda, nunca tivemos", asseverou Diego Guimarães ao podcast.
Muita gente achava que, na época, tinha algum grupo político que estava nos orientando, nos manipulando e tentando destruir o Emanuel por nós
O "grupo dos cinco" ganhou capital político conforme as polêmicas em torno da gestão Emanuel aumentavam. Diego lembra que os vereadores passaram a ganhar apoio de agentes do Judiciário, Ministério Público (MP-MT) e Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), abrindo espaço para emplacarem Comissões de Inquérito Parlamentar (CPIs) para investigar o ex-prefeito. As mais populares foram da CPI do Paletó e CPI da Saúde que denunciou o acúmulo de medicamentos vencidos em contrapartida aos estoques vazios em policlínicas e postos.
"Depois das CPIs desencadearam algumas operações que acabou dando mais força e também credibilidade a esse grupo", ressaltou o deputado.
O papel desempenhado na Câmara contribuiu para a projeção de Diego do cargo de vereador para deputado. Mesmo em outra instância, Guimarães se mantém próximos ao colegas, participando de discussões pontuais e auxiliando Abilio no início do mandato.
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.