O vice-presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Júlio Campos (UB), disse que o anúncio da federação entre o PP e o União Brasil é aguardado para essa terça-feira (29). A aliança política é definida entre as nacionais dos partidos. Júlio destacou que após a federação ser oficializada, os diretórios sentarão para reorganizar os partidos, pacificando eventuais impasses e começar as conversações de chapas às eleições 2026.
"A fusão do PP vai ser consolidada, segundo informações de Brasília, no próximo dia 29. A partir daí, nós vamos tentar nos reorganizar em Mato Grosso", falou Júlio Campos à imprensa na última sexta-feira (25).
LEIA MAIS: Mauro defende União na presidência de federação com PP; veja vídeo
Em Mato Grosso, a expectativa é que o governador Mauro Mendes, presidente do União Brasil, fique à frente da federação. Mauro tem defendido esse espaço para o União argumentando que a sigla tem o maior número de parlamentares pelo estado na Assembleia Legislativa e Congresso Nacional.
Campos pontuou que, embora a federação entre União Brasil e o PP seja fechada neste semestre, o quadro político só ficará claro em março de 2026 após a janela partidária quando a migração para outras agremiações é autorizada sem o risco da perda de mandato.
"Mas o que é uma grande decisão política não é agora a fusão, é a janela partidária de março. Falar em política agora, falar em candidatura agora, falar em sucessão agora é besteira. O quadro político só vai se definir a partir de março, quando vários políticos vão deixar o partido procurando novas opções", concluiu Júlio.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.