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Política Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024, 16:54 - A | A

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Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024, 16h:54 - A | A

ASSINATURA DE ORDEM DE SERVIÇO

Governo investe R$ 396 milhões na duplicação da BR-163 entre Sinop e Sorriso

O quinto pacote de obras, que contempla a duplicação entre Sinop e Sorriso, prevê o investimento de R$ 396 milhões para a duplicação de 54 quilômetros, entre o km 758 e o km 812, bem como a total reestruturação da pista atual neste segmento

DA REDAÇÃO

O Governo e a Nova Rota do Oeste assinam, nesta sexta-feira (13), ordem de serviço para duplicação da BR-163 no trecho entre Sinop e Sorriso, distantes 500 km e 380 km de Cuiabá. Investimento é na ordem dos R$ 396 milhões. A solenidade que marca o anúncio ocorre a partir das 16h, no km 749 da BR-163, em Sorriso. 

No mesmo dia ainda serão entregues mais 18 quilômetros de pista duplicada na BR-163, em dois pontos distintos: entre o km 522 e o km 531, em Diamantino, e entre o km 577 e o km 586, próximo a Nova Mutum. O ato simbólico está marcado para o período da manhã, altura do km 524, e deve contar com a presença do governador Mauro Mendes.

O quinto pacote de obras, que contempla a duplicação entre Sinop e Sorriso, prevê o investimento de R$ 396 milhões para a duplicação de 54 quilômetros, entre o km 758 e o km 812, bem como a total reestruturação da pista atual neste segmento.

Serão construídos ainda quatro viadutos, que vão resolver questões antigas do sistema viário na região de Sorriso, como o acesso ao anel viário (km 758), acesso ao aeroporto (km 763), ligação com a rodovia dos Barreiros (km 782) e no entroncamento de acesso ao município de Vera (km 786). A empresa construtora ainda terá missão de construir mais três pontes, sobre o Rio Celeste (km 785+900), Rio Nandico (km 797+800) e Rio Caiabi (km 802+300).

Com a assinatura de mais esse lote, a BR-163 conta com 262 quilômetros de duplicação contratados desde a retomada dos investimentos, em julho de 2023, quando o Governo de Mato Grosso assumiu o controle da Concessionária em operação inédita no Brasil.

O contrato firmado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) prevê a duplicação de cerca de 350 quilômetros de rodovia, a maior parte alocada no Nortão, além da rodovia dos Imigrantes (BR-070), entre Cuiabá e Várzea Grande. A duplicação da BR-163 foi possível diante do aporte de R$ 1,6 bilhão do Governo de Mato Grosso, por meio da MT Par. A Nova Rota já contratou cerca de R$ 2,3 bi em obras, que são financiadas pelo aporte do Governo e pela arrecadação dos pedágios.

O governador Mauro Mendes destaca que “a entrega de mais esse trecho duplicado representa um passo fundamental na busca por um sistema viário mais seguro e eficiente em Mato Grosso. A rodovia, que antes era palco de constantes transtornos, acidentes e perda de vidas, agora se torna um exemplo de modernidade e segurança. Desde que assumimos a concessão da BR-163, já investimos mais de R$ 1,6 bilhão em obras de infraestrutura, demonstrando o nosso empenho em tornar essa rodovia um eixo estratégico e eficaz para o desenvolvimento do estado”.

O presidente do Conselho de Administração da Nova Rota, o ex-senador Cidinho Santos, frisa que ainda que “a Concessionária está trabalhando firme para antecipar o cronograma de entregas previsto, como já determinou o governador, prestando contas também à população de Mato Grosso, que já esperou muito tempo por estas obras. Prova disso é que já vamos entregar mais um trecho duplicado essa semana”.

“Temos apostado em qualidade e velocidade dos trabalhos. Para isso, precisamos elaborar bons projetos e contratar excelentes empresas para que a performance nos leve até o objetivo de duplicar toda a rodovia até 2028”, explica o diretor-presidente da Nova Rota, Luciano Uchoa.

Irão participar da solenidade em Sorriso o governador Mauro Mendes, presidente do Conselho de Administração da Nova Rota, Cidinho Santos, diretor presidente da Concessionária, Luciano Uchoa, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, e representantes da classe política mato-grossense, do agronegócio e do transporte.

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