O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), sinalizou apoio à vice-presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Janaina Riva (MDB), que disputa a primeira-secretaria da Mesa Diretora com o vice-líder do governo, Beto Dois a Um (União Brasil). A afirmação ocorre depois de um jantar entre os correligionários, promovido na casa do prefeito, no Jardim das Américas.
A reunião foi articulada pelo deputado estadual, Juca do Guaraná (MDB), colocando um fim ao rompimento entre Janaina e Emanuel, desde as eleições de 2020, quando Pinheiro concorria a reeleição e desferiu críticas ao ex-deputado José Geraldo Riva, pai da deputada, mencionando escândalos de corrupção no qual o ex-parlamentar estava envolvido.
Ao ser questionado, nesta quinta-feira (11), na aberturta da 56º Expoagro, se apoiaria o candidato do governador Mauro Mendes (União Brasil) que rivaliza com Riva, Emanuel foi contundente: "Janaina na cabeça".
A deputada também tem afiançado o apoio do presidente do diretório municipal, Francisco Faiad (MDB), que na filosofia do "ganha-ganha", pediu que Janaina repensasse o seu posicionamento de manter-se no palanque do presidente da AL, Eduardo Botelho (União Brasil), para endossar a pré-candidatura à Prefeitura de Cuiabá do empresário Domingos Kennedy (MDB).
LEIA MAIS: Faiad garante apoio do MDB a Janaina na AL e pede que deputada recue sobre Botelho
Desde que rompeu com Emanuel, Janaina Riva tem ficado no lado oposto do grupo do prefeito. Em 2020, por exemplo, apoiou o comunicador Roberto França (PRD) ao Alencastro. Nas eleições de 2024, pactou compromisso com Eduardo Botelho. Ao justificar o seu posicionamento, Janaina costuma atacar a gestão de Emanuel, mencionando as operações policiais que colocando em xeque a sua capacidade de administração.
Os esforços do MDB Cuiabá no pleito municipal de 2024 tendem a mudar esse cenário. Faiad já conseguiu trazer o presidente do MDB em Mato Grosso, Carlos Bezerra, figura acima de Janaina. O cacique responsável pelo diretório estadual pode incentivar que os demais membros da executiva do partido mudem o voto, acenando apoio a Domingos Kennedy.
Caso Francisco Faiad consiga converter o apoio de Janaina Riva, a pré-candidatura de Kennedy será favorecida, ganhando musculatura política. Até o momento, a sigla caminha sozinha. Apenas o PDT está livre para firmar coligação. Eles tentam fechar com o NOVO, mas ainda não houve resposta positiva. O Podemos com quem conversavam sobre uma possível aliança, já recuou do acordo e fechou com Eduardo Botelho.
LEIA MAIS: Podemos confirma apoio a pré-candidatura de Botelho e indica vereador a vice
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.