O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou nesta terça-feira (2) novas medidas de contenção ao avanço dos casos de Covid-19 no município. Entre as novas regras estão o teletrabalho aos servidores públicos que desempenham atividades não essenciais, toque de recolher da 23h às 5h, comércio pode funcionar das 8 às 18, de segunda a sábado. O decreto vigora de 3 a 21 de março.
“Não estamos preocupados em competir com ninguém, com decreto de A, B ou C. Cada um tem que fazer sua parte, não adianta cobrar só do prefeito. Só vamos vencer essa luta se cada um fizer sua parte e tomar consciência da seriedade da pandemia. Não há decreto no mundo que resolva uma situação se a população não ajudar. Tomar para si a responsabilidade”, declarou o prefeito.
O cidadão que for flagrado circulando após as 23h pode ser conduzido coercitivamente pela polícia, exceto se tiver a travalho ou alguma emergência.
Durante live, o gestor ainda disse que está na Câmara de Vereadores um projeto que prevê penalização que vai de multa, notificação até suspensão de alvará de estabelecimentos que não cumprirem as medidas. “Demos chance para que cumprissem as medidas e não cumpriram.
"Não vamos passar a mão na cabeça de ninguém e não adiante me procurar”, afirmou o gestor em referência às distribuidoras de bebidas. As distribuidoras de bebidas poderão funcionar todos os dias das 10h às 22h vedado o consumo no local.
Academia de ginástica podem abrir das 6h às 22h. Lojas de shoppings abrem das 10h às 21h. Bares e restaurantes atendem ao público das 11h às 21h. Lanchonetes, padarias, açougues, sorveterias, cafeterias e congêneres podem abrir das 6h às 19h. Salões de beleza e barbearia recebem cliente das 8h às 20h, exceto domingos e feriados.
Supermercado segunda a domingo 6h às 22h, prestadores de serviço de segunda a sábado das 8h às 18h. Os estabelecimentos devem cumprir medidas de biossegurança com uso de máscaras, aferição de temperatura e limitação de lotação a 50%.
“O trabalhador precisa trabalhar, ganhar seu salário e sustentar sua família. Ter até equilíbrio psicológico para seguir. [...] Os servidores públicos podem trabalhar de casa, sem impacto nenhum. O setor produtivo não, o profissional liberal não. A retirada desses servidores das ruas contribuirá para diminuição da circulação de pessoas”, explicou.
Os servidores municipais do grupo de risco irão trabalhar de casa até dia 31 de maio. Os que não são desses grupos e não são de serviços essenciais irão trabalhar em horário alternativo.
A frota de ônibus será mantida em 100% e os usuários têm que usar máscaras. Eventos públicos, institucionais e religiosos devem respeitar o toque de recolher. Ambulantes de comida de rua podem atender ao público até as 22h.
Atividades em espaços públicos como parques, praças, quadras esportivas estão suspensas. Casas de show estão com atividades barradas. Atendimentos eletivos também estão proibidos.
O prefeito fez a live direto Brasília, onde foi negociar a compra de vacinas. “Foco é a vacina. Queremos buscar a vacina para imunizar a população o quanto antes. Temos que buscar uma solução definitiva e a solução é vacina. Atacar a causa”, declarou.
O gestor informou que tais medidas foram tomadas após diálogo com Comitê Municipal de Enfrentamento a Covid-19, o setor produtivo e a procuradoria do município.
Pinheiro ainda justificou que descarta lockdown no momento. Ele afirma que a medida foi necessária ano passado quando ninguém sabia direito qual comportamento adotar, mas agora todos sabem as medidas para evitar o contágio.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.