O presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Eduardo Botelho (União Brasil), afirma que não houve acordo com a vice-presidente da AL, Janaina Riva (MDB), para que ela assumisse a primeira-secretaria. Porém, o presidente da Casa de Leis, admitiu que foi feito um "pré-acordo" com o atual primeiro-secretário, Max Russi (PSB), para ser o seu sucessor. Botelho disse que a disputa pelas cadeiras da mesa diretora é "normal", principalmente, pelos cargos mais cobiçados de presidente e primeiro-secretário que, segundo Botelho, é mais "poderoso" internamente.
"Não, nunca teve acordo com a deputada Janaina. O único acordo que teve foi com o deputado Max, a primeira-secretaria ficou de se construir isso durante as discussões. Por isso, que está tendo essa disputa. Lógico que apareceria essa disputa, um cargo de tamanha importância dizer que não teria essa disputa, é uma bobagem", falou Eduardo Botelho à Rádio Cultura nesta terça-feira (16).
LEIA MAIS: Emanuel sinaliza apoio a deputada em disputa na AL: "Janaina na cabeça"
Janaina e o vice-líder do governo, Beto Dois a Um (União Brasil), estão na briga pela primeira-secretaria. Botelho nega preferências, garantindo que ficará mais "neutro". Ele explicou que diferente do Congresso Nacional, na AL, o voto não é secreto pois os cargos são votados por chapas e não individualmente, como funciona em Brasília. No entanto, ele prefere não sinalizar o seu apoio para não interferir nos resultados.
"A disputa da AL sempre tem dois cargos mais disputados, o presidente e o primeiro-secretário que, internamente, é mais poderoso que o presidente. Então, há sempre uma disputa muito grande", ponderou Botelho.
O presidente da Casa ainda fez um alerta a Janaina e Beto, afirmando que Max não entrará em "canoa furada" e ficará no "barco" do candidato à primeira-secretária que tiver o voto de 12 deputados para assegurar sua vitória à presidência da AL.
"Antes do Max fechar com o primeiro-secretário, ele vai se certificar que esse candidato tenha o número suficiente para ele ganhar a presidência, se não, vai embarcar em uma canoa furada. Quem tiver o número suificiente para ganhar a eleição, ele vai para esse lado", frisou Eduardo Botelho.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.