O governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), e o prefeito eleito em Cuiabá, Abilio Brunini (PL), agendaram uma reunião para essa quinta-feira (7) para discutir a reestruturação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Pivetta ligou para Abilio na última segunda-feira (4) e sinalizou disposição da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) em contribuir com o processo de transição na Prefeitura, compartilhando dados obtidos durante a intervenção do Estado na Saúde de Cuiabá.
LEIA MAIS: Abilio Brunini dá início à transição na Prefeitura de Cuiabá até quarta-feira (6)
"A nossa conversa de amanhã, o foco principal é como a gente pode ajudar a cidade de Cuiabá. O Pivetta me ligou anteontem, a gente conversou, ele deixou à disposição, quer ajudar a Saúde de Cuiabá. Quando o governador quer ajudar a Saúde estamos no caminho certo", falou Abilio Brunini nesta quarta-feira (6).
A pasta alvo de 23 operações policiais ao longo da gestão Emanuel Pinheiro (MDB) é um dos "calos" de Abilio. As denúncias implicaram no pedido do Ministério Público (MP-MT) para que o prefeito de Cuiabá entregasse a administração da secretaria ao Estado em 2023. Até 31 de dezembro, Emanuel deve cumprir critérios impostos pelo órgão.
"A equipe da intervenção tem todo o diagnóstico, informações precisas sobre a Saúde de Cuiabá, para dar opinião, sugerir, para uma estreia do novo prefeito com bastante resolução e velocidade, diminuindo as dores das pessoas que sofrem", disse Otaviano Pivetta.
A primeira nomeação da equipe de governo de Abilio Brunini foi na secretaria de Saúde. A médica Lúcia Helena Barboza Sampaio, ex-presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-MT), foi a escolhida para comandar a pasta.
O governador em exercício pontuou que Cuiabá concentra 20% da população de Mato Grosso e, por isso, o maior volume de atendimentos médicos do Sistema Único de Saúde (SUS). Os números foram colocados à mesa nesta segunda em reunião no Palácio Paiaguás com técnicos da SES-MT, antes da ligação de Pivetta a Abilio.
"Liguei (para o Abilio) depois de reunião que fizemos na SES, avaliando o empenho desse ano e o que temos para o ano que vem. Cuiabá tem 20% da população de Mato Grosso. Cerca de 40% dos problemas que temos na Saúde, está aqui. Não só por quem mora, mas por quem vem de fora. O Estado precisa cuidar junto do prefeito", opinou Otaviano Pivetta.
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.