Sexta-feira, 21 de Março de 2025
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png
dolar R$ 5,67
euro R$ 6,17
libra R$ 6,17

00:00:00

image
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

00:00:00

image
dolar R$ 5,67
euro R$ 6,17
libra R$ 6,17

Polícia Quinta-feira, 20 de Março de 2025, 16:28 - A | A

facebook instagram twitter youtube whatsapp

Quinta-feira, 20 de Março de 2025, 16h:28 - A | A

ENTENDA COMO FUNCIONA

PJC alerta população para golpe da falsa central bancária

Idosa de Poconé foi uma das vítimas na última semana e teve, dos R$ 5 mil subtraídos, R$ 2.746 recuperados pela Delegacia de Estelionatos de Várzea Grande

DA REDAÇÃO

Com o avanço da tecnologia, é cada vez maior o número de golpes que envolvem fraudes eletrônicas. Diante disso, a Polícia Civil de Mato Grosso alerta a população para um novo crime que tem feito vítimas no Estado, o Golpe da Falsa Central Bancária.   Neste crime, as vítimas, geralmente idosas, são induzidas a clicar em links falsos, enviar fotos de documentos e até mesmo fazer depósitos, sem que percebam que estão contratando empréstimos.  

Um exemplo é o caso de uma idosa de 60 anos, moradora de Poconé, que foi contactada pelos estelionatários via WhatsApp. Eles diziam ser de uma Central de Atendimentos, mas não especificaram de qual instituição seriam.  

A suspeita informou um suposto número de protocolo e alegou que era referente a um cancelamento. A idosa indagou se era sobre o cartão de um banco, e a suposta atendente confirmou e disse que a idosa tinha direito a um ressarcimento de R$ 10.465,37 devido a esse cancelamento. A idosa não desconfiou que era um golpe, pois estava sofrendo com cobranças de valores deste cartão em sua folha de pagamento todos os meses.

A atendente pediu que ela enviasse fotos - entre elas a de seus documentos, selfie, e selfie segurando o documento – e disse que era tudo “procedimento”.  

Depois, a golpista mandou um link para a idosa clicar. Em seguida, a vítima foi informada que a Central de Atendimentos tinha convênio com a Caixa Econômica e um valor de R$ 5 mil, que seria parte do ressarcimento pelo cancelamento, teria sido disponibilizado para ela em uma conta da Caixa.  

No entanto, para o ressarcimento, a idosa precisava depositar esse valor na conta de uma mulher, cujos dados foram informados a ela. No dia 14 de março, a vítima sacou esse dinheiro e realizou o depósito, como orientada. Desde então, ela tentou cobrar a atendente, foi enganada por um tempo, mas depois deixou de ser respondida.  

Na terça-feira (18), ela recebeu uma mensagem no WhatsApp de um número com a foto de sua filha, pedindo que ela pagasse uma conta no valor de R$ 1.988. Somente após essa nova tentativa de golpe a idosa percebeu que havia sido enganada.  Os filhos da idosa verificaram o link que ela havia clicado no primeiro golpe e notaram que levava a uma página que informava que um documento estava assinado, indicando que ela podia ter assinado algo enganada pela suspeita.  

RECUPERAÇÃO  

Após a idosa procurar a polícia, denunciar o crime e entregar o comprovante de depósito de R$ 5 mil na conta de uma suspeita, a Delegacia de Estelionatos de Várzea Grande pediu o bloqueio de valores na conta bancária da suspeita, devido à fraude bancária eletrônica. Nesta quarta-feira (19.3), a Especializada conseguiu recuperar R$ 2.746 e devolver à idosa. As investigações continuam para encontrar os envolvidos no crime.  

FIQUE ATENTO E DENUNCIE  

Para evitar ser vítima deste tipo de crime, a Polícia Civil orienta os cidadãos a tomarem as seguintes precauções: O banco não vai entrar em contato com você por aplicativo de mensagens, ou ligação. Desconfie de contatos que não sejam por meios oficiais, como o aplicativo do banco.    

Evite clicar em links recebidos por SMS, aplicativos de mensagens ou e-mails não solicitados, mesmo que ofereçam vantagens.   Nunca envie fotos de seus documentos, selfies, ou selfies com seus documentos via WhatsApp para desconhecidos. Somente o aplicativo oficial do seu banco é confiável.    

Não acredite em nenhum empréstimo, ou ressarcimento, em que você precise, primeiro, pagar algo, para só depois receber.   Se tiver dúvidas, entre em contato diretamente com seu banco e gerente.

Em caso de suspeita de golpe ou de efetiva fraude, registre imediatamente um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou pela Delegacia Digital - clique aqui para acessar.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM  e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros