Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png
dolar R$ 6,30
euro R$ 6,58
libra R$ 6,58

00:00:00

image
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

00:00:00

image
dolar R$ 6,30
euro R$ 6,58
libra R$ 6,58

Negócios Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2024, 14:12 - A | A

facebook instagram twitter youtube whatsapp

Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2024, 14h:12 - A | A

EMPREENDEDORISMO

Pantanal Shopping completa 20 anos e se fortalece como um dos maiores centros comerciais do Centro-Oeste

REDAÇÃO

Projetado inicialmente para ser um condomínio residencial em uma área estratégica da capital nos anos 90, acabou se transformando em uma obra inacabada e sem utilidade aos olhos comuns. Porém, em 2001, o endereço nº 3.300 da Avenida Historiador Rubens de Mendonça — uma das vias mais movimentadas de Cuiabá, começou a ganhar um novo significado sob a ótica de grandes empreendedores, dando lugar ao Pantanal Shopping.
 
Os trabalhos no canteiro de obras abandonado foram retomados e, ao longo de dois anos, sua estrutura foi totalmente remodelada, seguindo as tendências de empreendimentos de destaque nacional. Em 29 de novembro de 2004, o shopping abriu oficialmente suas portas, atraindo público de todas as regiões e trazendo desenvolvimento, progresso e inovação para a localidade que, à época, apresentava uma lenta expansão.
 
Com o passar dos anos, a área de 28 mil metros quadrados que abriga o shopping não parou de crescer. Em 2007, por exemplo, o espaço passou a contar com lojas âncoras de varejo, como Casas Bahia e C&A, aumentando de 176 lojistas desde a inauguração para 220 lojas e 75 quiosques duas décadas depois.
 
Neste ano, ao celebrar 20 anos de operação em Cuiabá, o shopping se consolida como um dos maiores centros comerciais de alta circulação de Mato Grosso. Diariamente, mais de 20 mil pessoas — entre colaboradores, lojistas e clientes — circulam pelos ambientes, garantindo a manutenção de 2.200 empregos diretos.
 
Carinhosamente conhecido como "PAN" pelos frequentadores, o empreendimento alia a originalidade da terra às peculiaridades da cultura local, sempre em sintonia com a modernidade e a inovação. O estigma de “massa falida” ficou no passado, dando lugar a um negócio sólido e bem-sucedido, que alcança recordes anuais de faturamento, tornando-se um dos shoppings favoritos entre a população em busca de lazer, compras e descontração.
 
O economista Vivaldo Lopes, secretário de Fazenda à época, acompanhou de perto a chegada do Pantanal Shopping e, otimista com o cenário atual, relembra com satisfação a oportunidade de ter sido um dos gestores envolvidos no processo de inauguração do empreendimento.
 
“Tivemos que realizar interlocuções com o prefeito e parte de seus secretários, além dos investidores, desde as primeiras licenças, alvarás e autorizações para a construção até o funcionamento. Foi uma alegria ver um empreendimento desse porte contribuir para a cidade e dinamizar o setor de varejo", recorda.
 
O economista compara o shopping ao padrão de outras holdings de sucesso situadas em grandes metrópoles como Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro: “O shopping trouxe uma oferta de serviços e produtos de qualidade, reconhecida e valorizada pela sociedade, o que se reflete em seu crescimento, tornando-se um espaço querido e bem aceito pelos cuiabanos”, afirma Vivaldo.
 
Segundo o empreendedor e um dos sócios do shopping, José Marcos Pimentel, o Pantanal Shopping sempre demonstrou sua força em todos os momentos de crise no varejo, além da chegada de novos concorrentes e pandemia. 

“E assim deve continuar nos próximos anos: se reinventando, crescendo, expandindo e, cada vez mais, integrado no coração dos mato-grossenses mantendo essa boa relação que sempre foi muito forte e próxima”, destaca.

Co-presidente da Ancar Ivanhoe, administradora do Pantanal Shopping, Marcelo Carvalho foi um dos gestores pioneiros na condução dos trabalhos. "Tenho muito orgulho em fazer parte desta história desde o início. São 20 anos de sucesso, marcados pelo diferencial no mercado, com uma atuação extremamente profissional, muita competência e vontade de fazer o melhor todos os dias ", frisa.

Evandro Ferrer, CEO da Ancar Ivanhoe, destaca que o shopping foi a primeira conta da empresa, composta por sócios que acreditaram e confiaram no processo de crescimento contínuo. "Só temos a agradecer a esse time que caminha ao nosso lado e por tudo que fizeram, possibilitando que esse empreendimento chegasse aonde chegou. Podemos comemorar muito, pois o Pantanal é um exemplo de superação de metas e desafios", comenta ele.
 
Para o superintendente do shopping, César Moraes, a soma de esforços, pautada pela união do time e pela participação ativa dos clientes tem possibilitado feitos extraordinários. 

"Nada se faz sozinho. Os reflexos positivos são resultados de uma equipe engajada que ama o que faz e respeita os empresários e visitantes que escolhem estar aqui. A sociedade tem visto e reconhecido a importância e a proporção que o Pantanal Shopping alcançou neste período. Vamos continuar avançando e contribuindo com todos os setores", declara.
 
Empreendedor do setor de vestuário, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá, Júnior Macagnan, é lojista há 20 anos no shopping e reforça a gratidão pela parceria próspera ao longo dos anos. 

“Temos lojas desde o lançamento do shopping e temos uma excelente cooperação neste que é um dos principais centros comerciais do Brasil, com um mix acertado, excelente frequência e administração participativa. É importante destacar que, em um momento de intensa transformação do varejo, o shopping está atento e tem acompanhado essa transição", afirma Macagnan.
 
“A expectativa é que continue crescendo, possivelmente até mais do que nos anos anteriores, pois a sociedade cuiabana também está em expansão, assim como o consumo na cidade. Parte da renda gerada no interior do estado, especialmente no agronegócio, é consumida em Cuiabá, incluindo o Pantanal Shopping. Portanto, acredito que os próximos 20 anos serão ainda mais promissores para o shopping”, projeta o economista Vivaldo Lopes.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM  e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros