Os liberais precisam eleger um novo líder antes que o Parlamento do Canadá retome atividades em 24 de março, porque todos os três partidos da oposição dizem que derrubarão o governo liberal em um voto de desconfiança na primeira oportunidade, o que desencadearia uma eleição.
O novo líder liberal pode não ser primeiro-ministro por muito tempo e uma eleição na primavera do Hemisfério Norte muito provavelmente favoreceria o Partido Conservador opositor.
Mark Carney é visto como um dos favoritos, com popularidade comparável a estrelas do rock. O economista com experiência em Wall Street foi o primeiro estrangeiro a servir como dirigente do BoE desde a sua fundação, em 1694.
A nomeação do canadense recebeu elogios bipartidários no Reino Unido, depois que o Canadá se recuperou muito mais rápido do que outros países da crise financeira de 2008 e Carney ganhou reputação de "regulador severo". No Reino Unido, Carney também se tornou conhecido por administrar o Brexit.
Entre outros concorrentes, a vice-primeira-ministra do Canadá, Chrystia Freeland, também é uma das favoritas. As relações de Freeland com Trudeau decaíram, depois que o primeiro-ministro pediu que ela renunciasse ao cargo de ministra das Finanças. Um funcionário afirmou à Associated Press que ainda é cedo para fazer declarações, mas que Freeland falará com colegas esta semana para discutir os próximos passos.
Outro possível candidato é o novo ministro das Finanças, Dominic LeBlanc. Ex-ministro da segurança pública e amigo próximo de Trudeau, LeBlanc recentemente se juntou ao primeiro-ministro em um jantar com Trump em Mar-a-Lago. LeBlanc foi babá de Trudeau quando ele era criança.
*Com informações da Associated Press
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.