Esta foi a segunda final de Grand Slam da carreira de Keys, 29 anos, que havia sido derrotada na final do US Open de 2017. Ela é dona de um título de WTA 1000 e de sete conquistas de WTA 500, inclusive o de Adelaide, neste início de ano. Nas semifinais, ela já havia vencido outra favorita, a polonesa Iga Swiatek, número 2 do mundo.
Apesar do revés na final, que a impediu de comemorar o tricampeonato na Austrália, o quarto de Grand Slam, Sabalenka manteve a liderança do ranking feminino de tênis. A derrota para Keys ainda encerrou uma sequência de 20 vitórias consecutivas da belarussa na quadra dura do complexo localizado em Melbourne.
A americana começou a partida surpreendendo a favorita e quebrou o saque da belarussa logo de cara. Keys voltou a ganhar um game no serviço de Sabalenka, abrindo 4/1, teve seu saque quebrado adiante, mas conseguiu uma terceira quebra para fechar o set em 6/3.
A número 1 do mundo voltou mais atenta no segundo set, enquanto Keys teve uma queda de rendimento. Com melhora considerável no saque e na devolução, Sabalenka não perdeu games no seu serviço e quebrou duas vezes os da rival para vencer por 6/2 e levar a partida ao terceiro e decisivo set.
A terceira parcial foi extremamente equilibrada, com a duas tenistas confirmando seus saques até Keys fazer 6/5. Quando Sabalenka precisava vencer o game para levar o jogo ao tie-break, a norte-americana teve coragem para atacar a rival e fechar a partida.
Neste domingo, a partir das 5h30 (horário de Brasília), o italiano número 1 do mundo Jannik Sinner enfrenta o alemão Alexander Zverev na grande decisão da chave masculina de simples do Aberto da Austrália.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.