O índice Dow Jones fechou em baixa de 0,47%, aos 43.750,86 pontos. O S&P 500 caiu 0,60%, encerrando em 5.949,17 pontos; e o Nasdaq registrou perdas de 0,64%, aos 19.107,65 pontos.
O PPI americano subiu 2,4% na variação anual de outubro, com o núcleo em alta de 3,1% no período, levemente acima das expectativas do mercado. Já os pedidos de auxílio-desemprego caíram a 217 mil, contra alta esperada a 224 mil, sinalizando resiliência do mercado de trabalho. Antes dos dados, a diretora do BC dos EUA Adriana Kugler disse que se o mercado de trabalho americano desacelerar de repente, será apropriado reduzir gradualmente a taxa básica de juros. Mas pontuou que se o progresso de desinflação correr riscos, será adequado suspender o corte de juros.
Powell indicou hoje que a autoridade monetária não pretende correr no processo de relaxamento monetário. "A economia não está enviando quaisquer sinais de que precisamos ter pressa em baixar os juros", disse. O presidente explicou que a força recente da atividade econômica permite ao Fed adotar uma abordagem cautelosa ao tomar decisões. "Em última análise, a trajetória da taxa básica dependerá da evolução dos dados recebidos e das perspectivas econômicas", disse.
No plano corporativo, algumas empresas ligadas à expectativa pelo governo Trump, caso da Tesla devido à proximidade de Elon Musk com o presidente eleito, recuaram após as altas recentes. A montadora teve queda de 5,77%, enquanto a corretora de criptomoedas Coinbase caiu 2,07%, em dia também de baixa para o bitcoin.
Já a Meta caiu 0,49%, em dia no qual foi multada em cerca de 800 milhões de euros na União Europeia por sua política regional de anúncios. A fabricante de chips AMD recuou 0,335, em uma sessão na qual anunciou que cortará sua força de trabalho global em 4%. Por outro lado, a concorrente Nvidia subiu 0,33%, enquanto foi divulgado que a empresa prepara tecnologia para fabricação de robôs humanoides.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.