Em um resultado que demonstra a excelência do ensino do Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG, alunas do curso de Arquitetura e Urbanismo conquistaram o 1º e 3º lugares na segunda edição do Concurso de TCC do CAU/MT. A premiação foi realizada no dia 08 de dezembro, durante a FeijoArq.
A revitalização de um balneário histórico e a criação de um novo modelo de condomínio sustentável foram alguns dos projetos premiados das alunas do UNIVAG. Essa conquista histórica destaca a criatividade e o conhecimento dos futuros arquitetos formados no UNIVAG, que conquistaram as premiações nos projetos inovadores nas categorias de Projeto Urbano e Projeto de Patrimônio Cultural.
"O curso de Arquitetura e Urbanismo se destaca pela formação de profissionais criativos, éticos e responsáveis, capazes de contribuir para o desenvolvimento das cidades e a preservação do patrimônio cultural", destacou a coordenadora do curso, professora mestre Carmelina Suquerê de Moraes.
Inovação e sustentabilidade - Na categoria Projeto Urbano, a aluna Giovana Milhorança Balsani, orientada pela professora doutora Diana Jesus de Paula, levou o 1º lugar com um projeto inovador que propõe a revitalização de um espaço público, combinando sustentabilidade, cultura e economia local. Nesta categoria, a aluna Deborah Karen Mansilha Guebara recebeu o 3° lugar no concurso, orientado pelo professor doutor José Afonso Botura Portocarrero.
"Essa conquista representa muito para mim. O projeto de revitalização do Balneário do Matrinxã, em São José do Rio Claro, é mais do que um trabalho acadêmico, é uma homenagem às minhas raízes, à cidade onde vivi dos 6 aos 17 anos de idade e que ainda é o lar da minha família”, afirmou.
Giovana acrescentou ainda sua gratidão pelo UNIVAG e professores. “Sou imensamente grata pela rede de apoio da instituição, por fornecer uma formação de excelência que me deu as ferramentas para transformar ideias em projetos que buscam impacto positivo e sustentável, sempre com foco nas pessoas e na comunidade. Espero que minha conquista inspire outros alunos a olhar para suas origens e enxerguem nelas a oportunidade de fazer a diferença", ressaltou a aluna.
Já na categoria Projeto de Patrimônio Cultural, a aluna Emili Sayuri Takimoto, orientada pelo professor mestre Daniel Silva Campos, também conquistou o primeiro lugar, com um projeto que demonstra um profundo respeito pela história e cultura local, ao mesmo tempo em que propõe soluções inovadoras para a revitalização e uso contemporâneo de edificações históricas.
"Ganhar esse concurso representou o encerramento de um ciclo marcante da minha graduação, fruto de muito esforço e dedicação. Ao longo dessa caminhada, aprendi lições valiosas com os professores que me acompanharam, e essa conquista simboliza não apenas o resultado de todo o trabalho realizado, mas também o crescimento pessoal e profissional que alcancei nesse período”, disse a aluna.
Emili destacou a importância da sua formação para a conquista do pódio. “O UNIVAG foi fundamental para essa conquista, proporcionando uma base sólida de aprendizado com excelentes professores sempre dispostos a contribuir para o meu crescimento.
Além disso, o apoio incondicional da minha família, amigos e namorado foi essencial ao longo dessa trajetória, me motivando a persistir e alcançar meus objetivos", comemorou.
Reconhecimento - Para a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso - CAU/MT, Lise Bokorni, é sempre importante dar destaque ao talento e dedicação, que acabam sendo inspiração para todos.
"Além de ser uma forma de integrar e valorizar os futuros arquitetos e urbanistas, a iniciativa do concurso tem por objetivo estimular o conhecimento dos alunos. A ideia é que eles façam uso de processos criativos e busquem as melhores práticas em Arquitetura e Urbanismo, destacando aspectos inovadores e de excelência", pontuou a presidente do CAU/MT.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.