A artista visual Mari Gemma De La Cruz lança nesta segunda-feira, 7 de abril, véspera do aniversário de Cuiabá, o livro “Porto Cuiabá”, uma narrativa visual sensível e crítica construída a partir de sua vivência com a paisagem do bairro Porto — berço histórico da capital mato-grossense.
Com fotografias autorais e poemas delicadamente tecidos a partir das memorias relacionais, Mari Gemma propõe um mergulho poético nas feridas abertas pela degradação do patrimônio histórico, muitas vezes invisibilizadas pelo olhar cotidiano. Os versos, impressos em páginas translúcidas, fundem-se às imagens, criando camadas de sentido entre o visível e o poético.
Ao registrar casas, muros e terrenos abandonados, a artista denuncia o apagamento da memória coletiva e o abandono do patrimônio arquitetônico, ambiental, material e imaterial. Para isso, intervém nos espaços fotografados com objetos cotidianos e afetivos — elementos pessoais que instauram pequenas cenas e ressignificam os lugares. Becos, portas amarradas, troncos cortados e paredes em ruínas tornam-se cenários de resistência e afeto.
A sobrecapa do livro traz, de um lado, a série Caixas de Luz, em que objetos domésticos são dispostos como relíquias em pequenos oratórios contemporâneos. Do outro lado, um mapa interativo localiza os pontos fotografados e traz QR codes que levam o público a um aplicativo com imagens atuais dos locais e que permitem a exploração dos registros ao longo do tempo, um videoarte e um depoimento de moradora do bairro do Porto, conectando memória e tecnologia para além das páginas do livro. O livro conta com audiodescrição. A curadoria e projeto editorial do livro foram realizados por Eder Ribeiro, artista que reside em atualmente em São Paulo, mas que morou em Cuiabá em sua juventude.
Porto Cuiabá é mais do que um livro: é um convite à reflexão sobre pertencimento, deslocamento e identidade. Uma obra construída a partir do olhar de uma artista “pau rodado”, migrante do Sul que, há 36 anos, fincou raízes na curva do rio, em Cuiabá e transformou suas vivências em arte e a memória em resistência.
O lançamento, no formato de Sarau, será na Praça Maria Ricci, em frente ao Bar do Edgar, cuja fachada faz parte da publicação do livro. Haverá projeção das fotografias do livro, muitas delas feitas em lugares próximos à praça, bem como projeção de vídeos. O evento reúne artes visuais, música e poesia.
A publicação deste livro de artista é pelas editoras Alter Edições e Carlini & Caniato Editorial. Curadoria e editoração Este livro foi produzido com o recurso do edital de seleção pública 03/2022 - Viver Cultura Lei Paulo Gustavo da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso.
Serviço: Lançamento do livro de artista Porto Cuiabá
Data: 07/04/2025
Local: Praça Maria Ricci, em frente ao Bar do Edgar, rua Joaquim de Albuquerque 10 – Bairro do Porto, Cuiabá.
Horário: a partir das 19 h
Sobre a Artista
Mari Gemma De La Cruz é uma artista visual interdisciplinar que iniciou sua carreira aos 53 anos, em 2016, após ter atuado como farmacêutica. Possui mestrado em Saúde e Ambiente, e suas práticas artísticas incluem, poesia visual, fotografia, performance, vídeo e intervenção em espaços urbanos ou naturais. Comprometida com transformações sociais emancipadoras, suas criações resultam de pesquisas numa perspectiva 'biopsicosocioambiental', abordando questões cotidianas relacionadas ao feminismo e meio ambiente.
Recebeu premiações e conquistou reconhecimento internacional por seu estilo único e provocativo. Participou de exposições no Brasil, Argentina, Áustria, Bolívia, Chile, Espanha, Honduras, México e Portugal. Atualmente é doutoranda do PPGECO/UFMT.
Site: www.marigemma.com
Rede social: @marigemma.art
Contato para Mídia
Para mais informações, entrevistas ou imagens de divulgação, entre em contato com Mari Gemma De La Cruz pelo telefone 65 981263006 ou por e-mail [email protected].
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.