O 3º Festival Gastronômico de Nobres (122 km de Cuiabá) acontece os dias 18 e 19 de outubro, a partir das 18h. O evento é realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT), em parceria com a Prefeitura Municipal. Com entrada gratuita, o festival será no ginásio de esportes, na praça Central do bairro Vila Bom Jardim, no município. A ação tem como foco principal fomentar o turismo local e incentivar novos empreendedores a criarem espaços culinários.
Conforme a analista de negócios da Agência Cuiabá do Sebrae/MT, Fabíola Lima, o evento é uma excelente oportunidade para fortalecer turismo e o empreendedorismo do município. “É o momento alinhado ao potencial turístico e natural do município, reforçando o papel estratégico do evento no desenvolvimento de toda região”.
O assistente da Agência Cuiabá do Sebrae/MT, Renato Costa, também está participando da organização do evento, ele colocou que a intenção principal das atividades que estão sendo realizadas é de promover e fomentar o turismo por meio da gastronomia, que tem se tornado um ponto turístico na cidade.
“Queremos fortalecer esse setor, que é tão procurado, e ajudar os empreendimentos a fidelizar turistas pelo paladar, desenvolvendo pratos com um toque de regionalidade, atraindo os visitantes”, disse Renato.
oportunidade de conhecer o restaurante, lanchonete e outros empreendimentos. Assim, ele pode visitar o local para desfrutar ainda mais do ambiente oferecido pelos empreendedores, que despertaram seu interesse em voltar e saborear novamente aquele delicioso alimento.
“O evento é para que a pessoa conheça o empreendimento através do seu prato que foi desenvolvido ali no local, mas também que ele volte várias vezes e provar de fato aquele prato numa porção maior”, comentou o assistente do Sebrae/MT.
O Festival Gastronômico terá um palco, com telão de LED, balcões para os empreendedores participantes poderem exibir seus produtos, mesas e cadeiras para que o público possa aproveitar cada momento deste grande festival. Além disso, terá um espaço “instagramável”, que fez sucesso nas edições anteriores.
Durante o festival, a parte cultural também é fundamental, por isso serão contempladas diversas atividades culturais, como shows artísticos e danças regionais, incentivando os empresários do município que tem seus comércios focando na culinária que evidência aquilo de mais saboroso e gostoso que Nobres pode proporcionar.Durante o festival gastronômico, os empresários serão contemplados com consultoria, para colaborar ainda mais com empreendedores regionais, para contribuir e incentivar o comércio de Nobres que terá mais essa ação como uma forma de fortalecer o turismo.
Conforme a analista de negócios da Agência Sebrae/MT Cuiabá, Fabíola Lima, estão sendo disponibilizadas consultorias em boas práticas, marketing digital, práticas sustentáveis, formatação de produtos turísticos, preparação das agências receptivas, sistema de segurança e capacidade para atrativos.
“Todas as ações tem como objetivo de melhorar o atendimento desses empreendimentos oferecendo uma melhor experiência para o turista que visita o município”, comentou ela.
Um dos requisitos para participação do Festival Gastronômico é receber as consultorias que iniciaram em setembro e estão sendo ministrada pelo Chef de cozinha Miguel Ângelo, além das oficinas de boas práticas em manipulação de alimento e o registro fotográfico dos pratos são importantes para a divulgação do evento.
Ainda no Festival Gastronômico de Nobres, as consultorias serão realizadas pelo Chef de cozinha Miguel Ângelo. A analista de negócios, Fabíola Lima, comentou que os pratos estão sendo preparados com insumos característicos do bioma local, agregando ainda mais valor cultural e sustentável à iniciativa.
“Nobres, com sua rica biodiversidade e suas águas cristalinas, é um destino turístico em expansão, e o evento pode alavancar ainda mais esse potencial, não só pela beleza natural, mas também pelo destaque da culinária regional”, falou Fabíola.
Combinando essas diversidades, inovação e criatividade culinária, o festival pode se tornar um marco no calendário turístico, incentivando a criação de novos negócios e consolidando a cidade como um destino de turismo gastronômico.
O assistente do Sebrae/MT, Renato Costa, pontuou que serão oferecidas consultorias de desenvolvimento de pratos com um Chef de cozinha. “O objetivo é não apenas criar novos pratos, mas também melhorar aqueles que já têm alta demanda no cardápio, sempre com um toque de regionalidade e pensando na viabilidade de manutenção no dia a dia do empreendedor”, comentou ele.
Além disso, serão realizadas fotos profissionais durante a consultorias com o Chef, que também serão usadas para divulgação do evento e compartilhado nas redes sociais dos empresários e do próprio Sebrae/MT.
“As atividades tem a intenção de orientar os empreendedores de como manter seus produtos de acordo com as normas sanitárias, como e onde armazenar, a temperatura adequada, garantindo a segurança alimentar tanto nos estabelecimentos quanto nos dias do festival”, acrescentou Costa.
O Festival Gastronômico foi pensado no lado sustentável, onde os resíduos (recicláveis, rejeitos e orgânicos) serão separados e destinados corretamente durante toda montagem e desmontagem durante o evento.
Renato Costa, disse ainda que pensando nisso, foi realizado uma pesquisa com todos os participantes do evento, incluindo o público em geral, empreendedores e fornecedores, para compensar a emissão de gases de efeito estufa, gerados durante as atividades.
“Incentivamos o artesanato local, reservando um espaço nos dias de feira para os artesãos que trabalham tanto com souvenirs feitos com materiais locais quanto com produtos artesanais, como licores e doces”, falou.
Expectativa para edição de 2024
Toda organização está animada e entusiasmada com a produção de mais esse Festival Gastronômico que fortalece e abre novas oportunidades para empresários da região, mostrando seus pratos que serão degustados pelas pessoas que estiverem participando do evento.
Este ano existem novas empresas participando do evento, algo que tem animado toda equipe do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, mostrando que toda região está crescendo no setor gastronômico, fortificando ainda mais o turismo da cidade. Conforme o assistente Renato Costa, a expectativa é de sucesso de público e de vendas durante o evento, assim como foi nas edições anteriores.
“Queremos que todos possam aproveitar o melhor de Nobres e região, e que isso incentive o retorno e atraia novas pessoas para conhecer as belezas naturais da cidade, mas também a excelente gastronomia local”, comentou Renato.
Durante a edição de 2023, teve uma rotativa muito grande de público, com cerca de 2,3 mil participantes nos dois dias de evento, com pessoas que provaram diversos pratos e evidenciaram os sabores que são produzidos e estão disponíveis na gastronomia do município.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.