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Copa Pantanal Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2013, 17:49 - A | A

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Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2013, 17h:49 - A | A

CIRÍACO CÂNDIA

Dois dias após inauguração de trincheira inacabada, asfalto da obra cede

A pavimentação apresenta falhas e a qualidade suspeita na execução do serviço ao longo dos 459 metros do viaduto já pode ser visto

KARINE MIRANDA






A obra da trincheira Ciríaco Cândia que foi inaugurada na segunda-feira (2) sem estar 100% pronta, já apresenta problemas referentes à pavimentação e o serviço terá de ser refeito pela empresa Métrica Construções, responsável pela obra.

A pavimentação apresenta falhas e a qualidade suspeita na execução do serviço ao longo de cerca de 280 metros da trincheira já pode ser visto. Ao que tudo indica, o asfalto não estava em conformidade com a normativa de qualidade estabelecida para obras daquele porte.

A previsão era de que, mesmo inaugurada, a circulação de veículos só aconteceria hoje devido à ausência de iluminação do local. Isto porque o serviço ainda não havia sido concluído no momento da entrega da obra.

A instalação das luminárias faz parte do contrato de R$ 11, 2 milhões firmado entre a Secopa com a empresa Engeluz Iluminação e Eletricidade Ltda. O contrato previa a instalação de 516 postes de iluminação em um trecho de 16,180 quilômetros da avenida Miguel Sutil.

Marcos Lopes/HiperNotícias

Obra da trincheira Ciríaco Cândia foi inaugurada pelo governador Silval Barbosa e Mauro Mendes na segunda-feira

Mesmo “no escuro”, o Governador Silval Barbosa (PMDB) e secretário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães, bateram o pé e inauguraram a obra que abrange os bairros Santa Isabel e Cidade Verde.

A trincheira custou R$ 7 milhões e o curioso é que em 18 meses de execução e três meses de entrega fora do prazo, não se percebeu a qualidade na execução dos serviços aquém do necessário.

A assessoria da Secopa foi procurada para comentar o caso, contudo, apenas confirmou o problema. Medidas para solucionar as falhas seriam anunciadas pela assessoria até o final da tarde, o que não ocorreu. 

OUTROS PROBLEMAS

A situação de pavimentação suspeita e problemas na execução de serviços não é novidade em obras da Copa.

No final de setembro, o HiperNoticias denunciou que o viaduto da Sefaz na Avenida do CPA apresentava problema semelhante de pavimentação, cujo asfalto cedeu assim que caiu a primeira chuva na capital. Na ocasião, a obra teve de ser refeita.

Se não bastasse o problema do viaduto da Sefaz, o elevado do Despraiado também causou muita dor de cabeça para o secretário Maurício antes de ser inaugurada. Na época, o material usado também na pavimentação não era o ideal.

Contudo, a obra foi inaugurada no mês passado com direito a fogos de artifícios e show regional.
 

Álbum de fotos

Marcos Lopes/HiperNotícias

Marcos Lopes/HiperNotícias

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Carlos Nunes 06/12/2013

Sr. Domingos da Guia, vamos esperar um pouco para ver quem é que tem razão. O VLT vai ter que ser igual ao super-homem, não poderá falhar nunca, pois senão a cidade inteira para, pois aonde passar o VLT não passa mais ônibus. Com os ônibus, quando tem um acidente, por exemplo, eles passam por outra rua. Não devemos é acreditar na propaganda marketeira do governo, que sempre diz que é uma beleza - temos que ficar com um pé na frente e outro atrás. Se acreditasse na propaganda estaria pensando como o senhor. Tem é que preservar a parte antiga da cidade, e construir outra parte nova em algum lugar. Não acredito 1% na propaganda, assim como não acredito em papai noel, mula sem cabeça, etc. Bem já teve um Doutor em Mobilidade que deu uma entrevista e disse que tinha um plano de mobilidade urbana para Cuiabá de ALTA EFICIÊNCIA E BAIXO CUSTO. Não gostaram do BAIXO CUSTO; aí não ia sobrar dinheiro para fazer certas coisas, que não posso falar, porque a censura não deixa. Conclusão: o Doutor em Mobilidade Urbana só deu uma entrevista e sumiram com ele (desapareceu da mídia). Quando planeja uma cidade, temos que ouvir diversas alternativas, não importa quantas; para podermos escolher as melhores. Mas ouvir de gente que entende do assunto; e não de políticos que só querem votos nas próximas eleições e são maus gestores prá burro - nem competência para tomar conta de remédios tem; jogaram MILHÕES DE REAIS fora, porque deixaram o prazo de validade vencer.

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Hud 05/12/2013

Quadrilha !!! Quando Cuiabá foi escolhida pra Copa eu fui absolutamente contra, pois sabia do tamanho do assalto aso cofres públicos que ocorreria. Senhores essa Copa será o maior rombo nas finanças publicas na história desse país !!

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Matusalem Hermsdorff de Freitas 05/12/2013

EU NÃO SEI DO QUE É QUE O GOVERNO DE MATO GROSSO EM GERAL ESTÁ MAIS INFECTADO SE É DE INCOMPETENTES OU DE CORRUPTOS-LADRÕES. POVO INFELIZ!

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Domingos da Guia 05/12/2013

Caro Carlos Nunes, Sabemos que o VLT é mais oneroso que o BRT(Ônibus), mas para a situação de cuiabá o VLT é o mais apropriado, nossa capital não foi e nem será uma cidade planejada como é o caso de Campo Grande em MS, Imagine encher mais de ônibus essas ruas apertadas, sem acostamento, com uma cidade onde o nosso prefeito poderia proibir a construção de Prédios novos, e sim levá-los para uma nova área para ser povoada, como a avenida das Torres ou Estrada para Guia(região dos florais), pois a cada prédio novo imagina-se mais de 50 ou 60 carros novos naquela localidade e isso querendo ou não faz virar um caos o nosso trânsito. Pelo VLT ele passará no meio das grandes avenidas de cbá e vg. O prefeito poderia aproveitar a oportunidade e fazer Cuiabá crescer para outras áreas, e fazer como foi feito em São Paulo capital, prédios novos somente em áreas longe do centro, para se evitar o congestionamento do trânsito e consequentemente o aumento da temperatura com novas ilhas de calor que são os prédios em Cuiabá, as árvores estão sendo derrubadas e nenhuma está sendo plantada. Cuiabá é a capital mais quente do Brasil e também uma das mais desorganizadas.

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Carlos Nunes 05/12/2013

Como a pressa é inimiga da perfeição (como diz o velho ditado), é provável que a vida útil dessas obras sejam curtas; se agora está assim, imagine alguns anos (1 ou 2). Temos é que preparar a Capital para os 300 anos, que acontecem em 2.019 (está perto); mas com obras sólidas, bem planejadas, onde cada centavo de dinheiro público seja bem aplicado; sem regime diferenciado de contratações, que é um prato cheio para a corrupção e o pagamento de propinas. Isso vai caber para o próximo governador. Até agora o VLT não caiu bem, vamos ficar num monópolio lascado, nas mãos dos espanhóis eternamente. Campinas-SP. já teve o VLT por 5 anos desistiu do negócio; se fosse tão bom Campinas não teria um monte de VLT. Falam que é igual carro novo - no começo é uma maravilha, depois... o custo de manutenção, a logística, o custo da energia elétrica, o seguro do VLT, os subsídios que o governo terá que dar para diminuir o preço da passagem...vai dar tantos MILHÕES E MILHÕES (acumulado vai chegar a BILHÕES DE REAIS), que o negócio não compensa. Gostaria de saber, por exemplo: QUANTO SERÁ SÓ O SEGURO DO VLT? QUANTOS MILHÕES DE REAIS? Dependendo do valor, se for muito, acumulado em alguns anos, dá para saber se haverá viabilidade econômica ou não. Só uma coisa é certa, o povão, o trabalhador, não vai aceitar um preço da passagem caro, que cobriria os custos do negócio; então vai haver uma torrente de subsídios (federais, estaduais, municipais) para que o preço seja próximo dos 2,63 calculados pelo MPE. Em São Paulo, só porque aumentaram a passagem em 0,20 houve uma revolução social.

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roger 05/12/2013

Isso é cultural, local, é normal a povo local viver em condições abaixo da média e posar de carro novo em meio a tosquisse a sua volta, é normal. Mais normal ainda é ficarem irritadinhos com comparações com outras cidades, mas é fato, é cultural.

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Santos 05/12/2013

Semana que vem já vai ser aberto licitação para tapa buraco. Isso sim e Brasil. Só vai mudar quando o povo saber votar o cobrar dos governantes.

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OLIVEIRA CUIABANO 05/12/2013

UAI CADA A EMPRESA QUE FOI CONTRATADA PARA FISCALIZAR AS OBRAS DE MOBILIDADE, ELA TEM CULPA TAMBÉM, PORQUE DEIXOU PASSAR ESTES SERVIÇOS MAL FEITO, CADE A EXPLICAÇÃO DA AGECOPA.

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Juacy da Silva 05/12/2013

Ha poucos dias houve o desabamento da cobertura da "arena" do Itaquerao/Corinthians, as obras do maracana estao apresentando problemas, agora tambem em Cuiaba, primeiro a passaralela em frente a sec fazenda e agora nesta trincheira, dia desses foi incendio na arena pantanal. Conclusao, baixa qualidade das obras da copa, afobamento, falta de fiscalizacao. Se houver um desastre maior, de quem vai ser a responsabilidade? Uma vergonha o que esta acontecendo.

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Cicero 04/12/2013

Isso apenas é o começo. Ainda teremos muitas notícias sobre as obras mal feitas.

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Carlos 04/12/2013

A Policia Federal tem investigar a aplicação dos recursos nestas obras de mobilidade primeiro que o dinheiro público tem ser aplicado corretamente e depois a vida dos usuários destas obras do " legado da Copa" esta em risco. Portanto, cadeia para aqueles que estão enriquecendo as custas de obras mal feitas e intermináveis. Ainda o Governador tem coragem de fazer festa de inauguração. Vergonha!!! Policia Federal de um sacode nesta turma.

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Rogério 04/12/2013

Esquenta não meu povo! semana q vem eles abrem outra licitação pra reforma do asfalto... piada!!!

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Dornele$ 04/12/2013

Mais já? Rrsrsrsr. Imagina quando começar a ter um trafego pesado então?

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13 comentários

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