O turismo mato-grossense deve arrecadar cerca de R$ 453 milhões durante as festividades de final de ano, segundo levantamento realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT). Cerca de 79% dos entrevistados disseram que devem viajar neste Natal e que os destinos mato-grossenses são os escolhidos. Já no período de Ano Novo, este número cai para 61%, mas ainda é superior ao total que deve optar por roteiros nacionais.
A média de investimento durante o período natalino é de R$ 924 por família, e no réveillon este valor sobe para R$ 1.928, sem incluir o valor das passagens. Uma diferença apontada pela pesquisa é que, durante o Natal, as famílias devem optar por pacotes que ofereçam uma experiência que valorize a cultura local, enquanto no Ano Novo, a procura por destinos com opções festivas será maior.
A tendência é de que os pequenos e médios negócios possam ser beneficiados com esta oportunidade, e devem alcançar boas vendas caso promovam pacotes promocionais ou descontos que atraiam os clientes, além de oferecerem produtos e serviços que atendam às necessidades dos viajantes.
“Este dado indica uma preferência por destinos regionais, e boa parte dos consumidores deve comprar os produtos ou serviços de pequenos negócios, o que pode ser aproveitado por empresas do setor com pacotes focados em experiências locais e sugestões de roteiros que valorizem a cultura e o lazer próximos. Promoções focadas em viagens curtas e econômicas dentro do estado podem atrair esses consumidores que buscam viajar sem sair de sua região”, explica a gestora da pesquisa, Jaqueline Trentino.
DESTINO REGIONAIS
“Mato Grosso tem uma série de atrações turísticas de renome e que oferecem serviços de qualidade para quem vai viajar pelo estado. Esta é uma oportunidade de valorizar o que nós temos aqui, e impulsionar os pequenos e médios negócios que atuam no setor turístico, como hotéis, pousadas, agências, restaurantes e bares, por exemplo. E o Sebrae/MT já vem trabalhado com isso há um bom tempo, para fortalecer estes segmentos que atuam no setor turístico”, afirma a gestora estadual de Turismo do Sebrae/MT, Marisbeth Gonçalves.
Quem opta por passeios urbanos, pode buscar por tour guiado nas cidades, que o passeio inclui visitas a construções históricas, museus, esculturas e cartões postais. Cidades como Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Poconé e Sinop ofertam este tipo de serviço.
Já quem busca por passeios na mata, pode preferir atrações que envolvam cachoeiras e atividades esportivas como rapel, rafting ou canoagem, além de trilhas ecológicas em áreas protegidas ou em fazendas com atrativos turísticos.
Por meio da plataforma “Turistando MT”, criada pelo Sebrae/MT, estão disponíveis mais de 80 roteiros turísticos do estado, para diversas ocasiões, como o turismo histórico e rural; de aventura, observação ou contemplação da natureza; gastronômico e cultural; além de afro e etno turismo.
As ações fortalecem iniciativas de todos os biomas mato-grossenses (Amazônico, Pantanal e Cerrado), incluindo a região do Araguaia. O visitante terá acesso ao conteúdo da visita e contatos de pequenos e médios negócios apoiados pelo Sebrae/MT, e que atuam na atividade turística.
Marisbeth explica que a plataforma foi pensada para que o turista interaja com quem já atua e tem conhecimento do local de destino, o que é fundamental. “Estas empresas são todas acompanhadas e capacitadas pelo Sebrae/MT para oferecer o melhor serviço e atendimento às famílias ou grupos de amigos. É uma das formas de valorizar o pequeno e médio empreendedor, que é o nosso compromisso”, destaca.
Entre os principais destinos turísticos do estado, se destacam Nobres, Pantanal, Barra do Garças, Chapada dos Guimarães e Vila Bela da Santíssima Trindade.
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