A histórica colônia de pescadores da Comunidade São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá, lançou para imprensa nesta quarta-feira (27) a 7º Festa do Peixe. O evento movimenta o tradicional bairro e promete reunir pelo menos 50 mil pessoas durante os três dias da festa – 5 a 7 de abril.
Na pequena comunidade, portal de entrada dos bandeirantes, a Festa do Peixe envolve 200 empregos diretos e ainda estimula a cadeia produtiva da piscicultura, já que durante os três dias são consumidos cerca de 10 toneladas de pescado.
No dia 5 de abril, o início da festividade está prevista para as 20h com a procissão religiosa com imagens sacras de São Benedito, São Gonçalo, São João, São Pedro e Nossa Senhora do Rosário, todos padroeiros dos moradores.
E não é só o peixe que agregou ao bairro de apenas uma rua principal a atenção para o turismo em Cuiabá. No local, o turista pode encontrar artesanato de cerâmica, com galinhas de angola de Dona Cleide; a tradicional dança Siriri, o batuque do Cururu, e ainda a receptividade agradável dos ribeirinhos.
Passados sete anos do primeiro evento o morador e dono do Bar do Padre, pioneiro na região, Luiz Antônio Toledo disse que no início não acreditava muito que a proposta do turismólogo Jaime Okamura se tornaria realidade.
|
“No início a gente não acreditava”, confidenciou Toledo que, com sorriso no rosto, afirmou que o seu negócio melhorou e muito depois da Festa do Peixe “Eu pegava piava, piavuçu, fritava e dava para os clientes com mandioca”, conta e acrescenta que somente a sua peixaria encomenda 300 quilos para o evento.
A Festa do Peixe foi a possibilidade do lugar saltar de duas peixarias no início para 22. Além disso, melhorou a gastronomia com parcerias acadêmicas, cresceu a economia, e gerou emprego e renda para a comunidade, e mais, alguns pequenos empresários precisam buscar em bairros vizinhos mão de obra para trabalhar nos finais de semana, quando circula em média duas mil pessoas na Comunidade São Gonçalo Beira Rio.
|
O presidente da Associação dos Moradores do São Gonçalo, Dalmi Almeida está contente com o nível que a festa está alcançando, “Já recebemos turistas do Japão e dos Estados Unidos”. A organização está se esforçando para conseguir um local apropriado para o crescente número de automóveis que circulam pelo local.
“Queremos melhorar o estacionamento com mais espaço e pensamos para os próximos anos até mudar a data da festa por conta das chuvas. Desta forma, o campo de futebol pode se tornar um grande estacionamento”, explica.
A Festa do Peixe está consolidada como rota turística de Cuiabá, mas seu idealizador Jaime Okamura explica que há muito para melhorar. “Quero mostrar para eles (moradores) a empreender mais, se profissionalizar e abrir uma cooperativa entre os donos das peixarias. O importante agora é dar outro passo e deixar de ser informal para entrar na formalidade”.
|
A ideia, posta em prática, significa agora geração de renda na Comunidade São Gonçalo Beira Rio e segundo o secretário de Turismo e Cultura de Cuiabá, Marcus Fabrício outras comunidades querem copiar o modelo, criando a rota do Caju e do Pequi.
REVITALIZAÇÃO DA ORLA
O secretário Marcus Fabrício anunciou que nos próximos 20 dias sua secretaria vai apresentar à Secretaria de Turismo do Estado, projeto técnico para revitalização da orla do Rio Cuiabá que fica na comunidade ribeirinha, no plano está a construção do Portal de Entrada dos Bandeirantes. O recurso pleiteado pela prefeitura junto ao Estado está na ordem de R$ 1,5 milhão.
Da prefeitura, pelo menos sete secretarias (Turismo, Cultura, Obras, Serviços Urbanos, Trânsito e Transporte, Meio Ambiente e Comunicação) estão dando suporte ao evento. Além disso, estão envolvidos a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
André Luiz 27/03/2013
A Prefeitura de Cuiaba esta de parabens em apoiar este projeto,é sem duvidas uma maneira de fomentar a cultura local.A comunidade é uito rica em historia e esta festa so enaltece as qualidades ribeirinhas de Cuiaba.
1 comentários