As entidades estudantis de Mato Grosso denunciaram suposta "manobra política" do membro do Conselho Estadual de Educação (CEE), Wesley Snipes Corrêa da Mata, para retirar a União Nacional dos Estudantes (UNE) da representação dos estudantes do Ensino Superior no estado. De acordo com o movimento estudantil, Wesley se manifestou contra a habilitação da UNE para seguir no conselho, decisão que foi vista como arbitrária e motivada por interesses pessoais.
"É totalmente incoerente que a CEE afirme que a UNE não representa os estudantes de Mato Grosso. Estamos falando de uma entidade com 87 anos de história, que tem defendido os interesses estudantis em todo o território nacional", menciona carta.
O movimento estudantes destacou que a UN tem papel fundamental na luta pela educação pública e democrática no Brasil. Para os estudantes mato-grossenses, a tentativa de afastamento da entidade do conselho representa um "golpe contra a representação estudantil legítima".
As organizações estudantis também questionam o papel da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) na condução desse processo e denunciam uma possível interferência indevida na autonomia do movimento estudantil.
O movimento reforça seu compromisso com a democracia e promete tomar medidas para reverter essa decisão, garantindo que a voz dos estudantes continue sendo representada no CEE.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.