A paralisação dos entregadores por aplicativo forçou redes famosas, como o MC Donald's e Burguer King, a suspenderem o atendimento por plataformas online. Segundo o presidente da Associação de Entregadores por Aplicativo, João Gabriel Patriota Muniz, o "Barbudão", a reação dos restaurantes demonstra a adesão dos motociclistas ao movimento e que unidos, os trabalhadores têm "poder de decisão".
"Isso representou adesão. Adesão e organização. Além da gente ter brecado aqui (Cuiabá), Várzea Grande também fechou o Burger King e fechou as principais lojas. Então, o pessoal até falou: 'Poxa, vocês movimentaram a cidade mesmo. Está parecendo feriado. A gente vê que a paralisação foi um sucesso pela adesão e pela falta de opção das startups. Tiveram que fechar", avaliou Barbudão ao HNT TV.
O "breque dos apps" aconteceu nos dias 31 de março e 1º de abril. Entre as reivindicações estavam a instalação de pontos de apoio nas áreas centrais da cidade, aumento da taxa mínima de R$ 6,50 para R$ 10,00 e fim da entrega dupla.
Embora tenha causado impacto nos comércios, as franquias não cederam aos pedidos dos entregadores. A empresa que comanda a principal plataforma alegou que os motociclistas ganham em média quatro salários mínimos e fazer um reajuste neste momento afetaria a operação. Barbudão discorda e ressaltou que os ganhos são repassados aos custos com manutenção da moto, combustível e demais estrutura para prestar o serviço.
"A gente mostrou que o motoboy organizado, ele tem poder de decisão também. Entendeu? A gente quer mudar isso aqui em Cuiabá e Várzea Grande", finalizou.
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