A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) confirmou a primeira morte por dengue em 2024. Outros dois casos estão em investigação no estado. A informação consta no boletim epidemiológico da SES. Até o dia 31 de janeiro, a Pasta havia notificado um total de 2.689 casos de dengue em Mato Grosso. Uma alta de 12% se comparado com o mesmo período de 2023, quando 2.383 casos foram notificados no estado.
Nas três primeiras semanas do ano, mais de 800 casos já haviam sido confirmados no estado, conforme reportado pelo HNT.
CHIKUNGUNYA
Com relação aos casos de Chikungunya, um total de 132 ocorrências já foram confirmadas. Contudo, nenhuma morte foi identificada.
ZIKA
Já nos casos de Zika, apenas 10 foram notificados, mas nenhum foi confirmado.
VACINAÇÃO
Mesmo com 100 cidades em alerta vermelho para a dengue, Mato Grosso não vai receber de imediato a vacina contra a dengue disponibilizada pelo Ministério da Sáude. A definição foi feita em conjunto com Conass e Conasems - órgãos representantes de Secretarias de Saúde de estados e municípios, seguindo as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).
LEIA MAIS: Mesmo com 100 cidades em alerta vermelho para a dengue, MT não vai receber imunizante
Diante disto, por hora, a melhor maneira de não pegar a doença é se proteger mantendo os cuidados essenciais, como não deixar água parada nos recipientes, evitando a proliferação do mosquito transmissor.
A SES alerta que essas doenças são de notificação compulsória e todos os casos suspeitos de dengue são notificados e investigados. Os casos de dengue com sinais de alarme, dengue grave e óbitos devem ser notificados e comunicados imediatamente a SES, Vigilância Epidemiológica (VE) em até 24 horas para acompanhamento e auxílio na conduta e conclusão dos casos, no e-mail [email protected] .
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.