Desde o dia 7 de janeiro, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital mato-grossense têm registrado um aumento significativo no número de atendimentos espontâneos, ou seja, sem a necessidade de agendamento prévio. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 10 mil pessoas já foram atendidas dessa forma, demonstrando a eficácia da medida.
A medida, determinada pelo prefeito Abílio Brunini (PL), autoriza o primeiro atendimento sem necessidade de agendamento prévio, com o objetivo de garantir rapidez e eficiência na atenção primária sem comprometer os atendimentos previamente agendados. Além de desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e otimizando os serviços de saúde.
Como funciona:
Ao chegar à UBS, o paciente passa por uma triagem realizada por um enfermeiro, que avalia a gravidade do caso e direciona o paciente para o atendimento médico imediato ou agenda uma consulta para outro momento. Conforme a secretaria, esse modelo de acolhimento permite priorizar os atendimentos conforme o grau de risco ou vulnerabilidade do paciente.
Período crítico e combate a doenças sazonais
A intensificação das chuvas favorece a proliferação do Aedes aegypti, principal vetor das arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. Com isso, garantir um fluxo ágil de atendimento nas UBSs ajuda a identificar e tratar precocemente os casos, desafogando as UPAs e reforçando o sistema de saúde municipal.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.