As aulas na rede municipal de ensino de Cuiabá foram retomadas nesta segunda-feira (10), dando início ao ano letivo para 57.516 estudantes matriculados. O retorno acontece nas 179 unidades de ensino, que incluem os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), na cidade e zona rural.
A volta às aulas reforça o compromisso da gestão municipal com um ambiente seguro e estruturado para os alunos, conforme garantido pelo prefeito Abilio Brunini e pela secretária municipal de Educação, Solange Dias.
Para isso, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou auditorias e reformas emergenciais nas unidades escolares, avaliando a infraestrutura e os serviços oferecidos. Foram constatadas boas condições em aspectos essenciais, como brinquedotecas, salas multiúso, parquinhos, alimentação adequada, iluminação e limpeza.
A Prefeitura também realizou melhorias nas instalações físicas das unidades escolares, garantindo a troca de lâmpadas, torneiras, sifões e válvulas. Além disso, foram efetuadas a limpeza dos ralos e do sistema de esgoto, a higienização de calhas e caixas d'água, e a dedetização de todas as unidades. O sistema de climatização também recebeu atenção especial, com todos os aparelhos de ar-condicionado funcionando corretamente para oferecer mais conforto aos alunos e profissionais da educação.
A rede municipal de ensino atende crianças a partir dos quatro meses, organizadas em cinco níveis: berçário (4 a 10 meses), maternal (11 meses a 2 anos), jardim 1 (2 a 3 anos), jardim 2 (3 a 4 anos) e pré-escola (4 a 5 anos).
No CMEI Jaíra Cuiabano Corrêa da Costa, localizado no Pedra 90, 273 alunos já estão usufruindo de brinquedoteca e sala multiúso totalmente equipadas. Já no CMEI Auro Ida, no Jardim Passaredo, e no CMEI Manoel de Barros, na região do Jardim Imperial, as crianças matriculadas podem aproveitar os parquinhos, que passaram por reformas recentemente.
Com essa estrutura e organização, a Prefeitura de Cuiabá reforça seu compromisso com a educação de qualidade, proporcionando um ambiente escolar seguro e adequado para o desenvolvimento dos estudantes.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.