Os municípios de Araguaiana, Juruena e Rio Branco lideram na taxa de incidência nos casos de Dengue no estado. Os dados são do Painel Arboviroses (Dengue, Zika, e Chikungunya), divulgado nesta terça-feira (4), pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). A proposta da plataforma é monitoramento em tempo real.
Para esses municípios com menos de 20 mil habitantes, Araguaiana aparece com 3.197 a taxa de incidência de 21 dias, sendo 85 casos confirmados de dengue. Já Juruena (2.134) e Rio Branco (1.097), com 95 e 03 casos confirmados da doença, respectivamente.
Já os dados da chikungunya, a taxa de incidência nos municípios de São José do Povo (939), Cláudia (917) e Chapada dos Guimarães (526), aparece com casos confirmados: 02, 131 e 114, respectivamente.
A taxa de incidência de zika, destaque para Cáceres (26, 82), Novo São Joaquim (14,45) e Poconé (12,81), com casos confirmados: 02, 01 e 04, respectivamente.
O cálculo da taxa de incidência indica o risco da população vir adoecer e mede a frequência ou probabilidade de novos casos. O indicador vem para somar junto aos fatores determinantes da ocorrência da doença. Em contrapartida, mesmo com a população buscando as unidades de saúde, as notificações das arboviroses não estão sendo realizadas de acordo com a demanda e está relacionada a vários fatores e reflete diretamente nos casos confirmados e na subnotificação.
PAINEL ARBOVIROSES
Agora é possível consultar os números de casos prováveis e confirmados de Dengue, Zika e Chikungunya em todos os municípios do Estado, bem como o nível de incidência das doenças em cada cidade.
A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, explica que o painel é uma ferramenta importante para acompanharmos os casos dessas doenças e, até mesmo, para conscientizar a população sobre a importância de se tomar atitudes que colaborem para diminuir os casos. “A limpeza dos quintais e de locais onde possam ter água acumulada”, disse.
De acordo com o Ministério da Saúde, com apenas 10 minutos por dia, é possível ter atitudes simples, mas eficazes contra as infecções virais transmitidas pelo Aedes Aegypti, como verificar locais com acúmulo de água, tampar caixas d'água, esvaziar recipientes, descartar corretamente o lixo, limpar as calhas, não acumular sucata e entulho, além de manter pneus em locais cobertos. Também é recomendável o uso de repelentes.
SINTOMAS
Dengue: caracterizada por febre alta, dores musculares e articulares, além de outros sintomas que variam em gravidade.
Zika: associada a complicações neurológicas, é especialmente preocupante em gestantes devido ao risco de malformações em seus bebês.
Chikungunya: provoca febre e dores articulares intensas, muitas vezes persistindo por longos períodos, com sintomas que apresentam risco de se tornarem crônicos.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.