Além do Estado gaúcho, também há dois alertas laranjas para municípios de Santa Catarina com validade até a tarde desta quarta-feira, 12. Eles estão com prazo entre 16 e 18h, podendo ser também estendidos.
Em razão do tempo bastante quente, o início do ano letivo em 2.320 escolas da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, que começaria nessa segunda-feira, foi adiado para a próxima semana, por determinação judicial. No dia, o Inmet registrou 37,9°C em Porto Alegre, estabelecendo um novo recorde de calor para este ano. O índice anterior havia sido de 37,6°C, registrado em 4 de fevereiro.
Na terça-feira passada, 4, o município de Quaraí, na fronteira com o Uruguai, registrou temperatura de 43,8°C, que é a maior temperatura já registrada no Estado gaúcho, desde o início do século XX, e também a maior temperatura no Brasil, até o momento, em 2025, segundo a Climatempo.
Além do calor, parte do Rio Grande do Sul também tem alerta amarelo para o risco de tempestade até esta quarta-feira.
Outras regiões também devem registrar onda de calor
De acordo com a empresa de meteorologia Climatempo, uma nova onda de calor, prevista para começar nesta quarta-feira, 12, poderá elevar os termômetros em 40°C em áreas do Estado do Rio de Janeiro, incluindo a região metropolitana da capital, no noroeste de Minas Gerais, no oeste da Bahia, no Vale do São Francisco, na Bahia, e na região de sertão entre Bahia, Pernambuco e Piauí. Estima-se que tenha duração até 18 de fevereiro.
O Inmet alerta para os riscos à saúde quando a temperatura máxima se mantém 5ºC acima da média por período maior do que cinco dias. É fundamental que as pessoas se mantenham hidratadas e busquem áreas arejadas nas horas mais quentes do dia.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.