Para cerca de 1,5 mil pessoas em Cuiabá o feriado desta terça-feira (15) foi de muita competição e atividades físicas. O número representa o total de participantes da 2ª Corrida Unimed Cuiabá, realizada na Arena Pantanal. Com trajetos de 5km e 10km, a corrida contou com a presença de médicos cooperados, clientes e colaboradores da Cooperativa.
Presidente da Unimed Cuiabá, Rubens Carlos de Oliveira Júnior, ressaltou o grande interesse do público na corrida, já que as inscrições foram rapidamente preenchidas em todas as categorias. O patologista pontuou a presença dos médicos cooperados na competição, reforçando a importância da prática esportiva também entre os profissionais.
"Sendo uma cooperativa de saúde, a Unimed Cuiabá investe em todas as alternativas de promoção de bem estar e qualidade de vida e o esporte é uma delas. Estimular isso entre nossos colegas é muito positivo. Por conta da rotina atribulada alguns médicos deixam a própria saúde de lado. Eventos assim buscam incentivá-los a realizar qualquer tipo de esporte", disse.
O casal Felipe Delgado e Nabila Lotufo foi uns dos 1,5 mil inscritos na corrida. Portadora de uma doença degenerativa, Nabila, perdeu os movimentos das pernas e por isso hoje é cadeirante. Para participar da corrida, ela contou com o apoio do esposo conduzindo a cadeira. "Nós gostamos muito de participar dessas corridas, pois é um momento em que minha esposa sai ao ar livre e a gente se distrai. Vamos percorrer 10k na categoria para deficientes físicos, como eu empurro a cadeira não podemos disputar premiações, mas mesmo assim, iremos participar", disse Felipe.
Além do público em geral, a corrida contou com as categorias de médicos cooperados e colaboradores da Unimed Cuiabá. Os melhores colocados foram premiados pela organização do evento.
Exemplos - Um dos destaques da Corrida Unimed Cuiabá ficou por conta do judoca mato-grossense David Moura, que marcou presença na largada e cerimônia de premiação dos melhores colocados. O atleta também falou sobre a participação da população em corridas de rua e como o esporte pode contribuir com a melhoria da saúde.
"É interessante ver em competições como esta uma motivação a prática de esportes. Como atleta eu me sinto feliz em ver as pessoas reconhecendo meu trabalho e se inspirando nele também", falou.
Outro momento marcante foi a vitória de Cedil Pereira Lima. Com 90 anos de idade, ele corre há mais de 20 e disputou a corrida na última faixa etária ao lado de outros e homens e mulheres da terceira idade. "Já participei de muitas corridas e ganhei várias. Gostei de participar da Corrida Unimed Cuiabá e de ter ganho mais uma vez na minha faixa etária, no ano passado também fiquei em primeiro nessa categoria".