O último debate entre os quatro candidatos a prefeito de Cuiabá antes do primeiro turno das eleições municipais foi promovido pela TV Centro América, na noite desta quinta-feira (4). A sabatina entre Abilio Brunini (PL), Domingos Kennedy (MDB), Eduardo Botelho (União Brasil) e Lúdio Cabral (PT) foi marcada por momentos acalorados entre os oponentes. Acompanhe a cobertura minuto a minuto no HNT, com as falas dos prefeituráveis, propostas apresentadas e alfinetadas entre os adversários.
LEIA MAIS: Candidatos a prefeito de Cuiabá focam em votos dos indecisos em último programa eleitoral
O debate foi dividido em quatro blocos. O primeiro teve com tema livre, os candidatos foram liberados para fazer perguntas entre si a partir da estratégia traçada nos bastidores. No segundo bloco, a organização sorteou os temas. O terceiro bloco, novamente, ocorreu com tema livre e o último com assuntos determinados. O programa foi encerrado com as considerações finais.
Os candidatos perguntaram e além das respostas, houve espaço para réplicas e tréplicas. Aqueles que se sentiram ofendidos, solicitaram o direito de resposta que foi analisado pela emissora.
1º BLOCO - TEMA LIVRE
21h09 - Abilio Brunini abre o debate dirigindo pergunta ao candidato do União Brasil, Eduardo Botelho. Ele questiona o adversário sobre a Operação Suserano e a relação de Botelho com a Tubarão Esportes, investigada por suposto esquema de corrupção na Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf).
21h10 - Eduardo Botelho iniciou sua resposta agradecendo a oportunidade concorrer a prefeito e lembrou suas raízes familiares, no interior de Mato Grosso trabalhando na roça. O candidato do UB reforçou que é momento de focar nas propostas e não se basear em acusações levianas, "fake news". O prefeiturável destacou que Abilio Brunini o ataca, tentando associá-lo a investigação sobre suposto envolvimento com o Comando Vermelho. Porém, ele não é alvo de nenhum inquérito. Botelho alfinetou Abilio lembrando as polêmicas na Câmara.
21h12 - Abilio diz que Botelho enrolou, mas não respondeu. O candidato também comparou o adversário a Emanuel Pinheiro e disse que avisou a população que o atual prefeito seria uma 'desgraça'. Segundo Abilio, Botelho fará o 'mesmo tipo de gestão'. "É um Emanuel 2.0", disparou.
21h13 - Na tréplica, Eduardo Botelho lembrou ações que sua chapa foi vitoriosa na Justiça Eleitoral contra Abilio Brunini que desfere mentiras à sua campanha. O candidato do UB voltou a destacar propostas, dando foco ao projeto para asfaltar todos os bairros de Cuiabá e pediu o voto aos eleitores da Capital.
21h14 - Domingos Kennedy (MDB) faz a segunda pergunta do primeiro bloco e dirige o questionamento a Lúdio. 'O que você acha da gestão de Botelho na Assembleia e o que você fez para ajudar?', pergunta ao petista, atualmente deputado estadual.
21h15 - Em sua primeira resposta no debate na TVCA, Lúdio Cabral agradeceu pelo espaço e disse quer veio ao debate para apresentar propostas, focando em como vai "governar a cidade". O candidato do PT disse que os processos da administração pública precisam ser modernizados, fazendo a informatização dos trâmites., dando agilidade ao serviço no Executivo municipal. "Zelaremos cada centavo, cada real que a prefeitura administra", falou.
LEIA MAIS: Candidatos a prefeito de Cuiabá chegam na TVCA para último debate; veja vídeo
21h17 - Na réplica, Kennedy diz que Lúdio deveria responder ao questionamento enquanto deputado e retoma os ataques indiretos a Botelho questionando a destinação de emendas na AL.
21h19 - Lúdio Cabral falou sobre a denúncia feita em veículo nacional contra Eduardo Botelho. Segundo Lúdio, o adversário teria enviado R$ 8 milhões de emendas parlamentares em esquema de desvio do erário.
21h20 - Lúdio dá sequência ao debate perguntando a Kennedy sobre as propostas do adversário para melhorar o atendimento à saúde mental em Cuiabá.
21h21 - Domingos Kennedy falou que pretende investir no tratamento de dependentes químicos para amenizar a insegurança nas ruas. Segundo ele, é preciso investir na ponta, olhando para a questão comouma causa social, criando um centro de referência.
21h22 - Na réplica, Lúdio diz que falta serviço para atender demandas de urgência e emergência em saúde mental. O petista promete implantar o primeiro CAPs 3 de Cuiabá, no bairro Verdão, para atender 24 horas pessoas em sofrimento mental. 'Cuiabá, uma cidade de 700 mil habitantes, precisa desse serviço', diz. A promessa, segundo Lúdio, será cumprida no primeiro ano de mandato. Durante os quatro anos, o petista promete entregar duas unidades. Além da do Verdão, o candidato pretende entregar um CAPs 3 no Coxipó com auxílio de recursos do Ministério da Saúde.
21h24 - Kennedy falou que o local proposto por Lúdio é pequeno para atender a demanda e, por isso, é necessário criar um centro de referência. O emedebista afirmou que buscará recursos com o governo de MT e junto à União, no Ministério da Saúde.
21h25 - Pela ordem do sorteio, Botelho é o último a perguntar e precisa direcionar a pergunta obrigatoriamente a Abilio, que ainda não havia sido questionado. Ele pergunta o que Abilio pretende fazer para que Cuiabá volte a ser protagonista na economia do Estado.
21h26 - Abilio responsabilizou Eduardo Botelho pelo recuo da economia na Capital. O bolsonarista alfinetou o adversário se dirigindo ao governador Mauro Mendes (União Brasil), presidente em MT do partido do seu oponente, e voltou a provocá-los por supostos esquemas de desvios de emendas parlamentares que o Botelho está envolvido.
21h28 - Na réplica, Botelho diz que Abilio é despreparado e fala que o adversário sequer consegue falar sobre o tema sobre o qual foi questionado. Botelho promete trazer indústrias, empresas do agro e de outros segmentos para diversificar a economia e fazer Cuiabá voltar a crescer. 'Por isso eu digo a vocês, preste atenção em quem sabe fazer, não em quem só sabe fazer doideira', finalizou.
21h29 - Abilio Brunini voltou a provocar Eduardo Botelho, o acusou de irregularidades na ALMT e disse que as empresas ligadas à família do deputado prestam os 'piores serviços' de Cuiabá.
21h30 - Termina o primeiro bloco do debate.
LEIA MAIS: Eduardo Botelho acredita em debate propositivo e reitera espera por 2º turno
2º BLOCO - TEMA ESTABELECIDO
21h35 - TVCA concede direito resposta a Eduardo Botelho pelas acusações feitas por Abilio. Botelho inicia pedindo desculpas pelo comportamento do adversário e diz que já foi beneficiado por diversas decisões judiciais que determinaram a retirada de fake news de Botelho e voltou a chamar Abilio de despreparado.
21h36 - Kennedy terá de fazer um questionamento sobre tecnologia e conectividade. O emedebista escolhe fazer a pergunta a Botelho. Ele questiona o que o adversário fará para modernizar a prefeitura.
21h37 - Eduardo Botelho afirmou que primeiro é necessário "conectar" toda a Prefeitura de Cuiabá, começando pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O candidato disse que irá criar um site para dispor informações sobre o gasto público. Botelho também se comprometeu a levar internet aos bairros. "Precisamos oferecer essa ferramenta às pessoas. A conectividade é informação, é vida. Vamos colocar isso em praças públicas, ventro de eventos". Ele pontuou que colocará internet também em parques públicos.
21h39 - Kennedy diz que o primeiro passo é a organização e planejamento para que a prefeitura possa reunir informações de todos os setores e facilitar o controle e as decisões do prefeito, 'para que ele possa enxergar o que está acontecendo em cada lugar, para que possa fazer economia (...) e melhorar cada vez mais a gestão', emendou.
21h40 - Na tréplica, Eduardo Botelho afirmou que irá criar uma central de acompanhamento dos serviços da Secretaria de Saúde. Segundo ele, o a central funcionará ao lado do gabinete do prefeito para que entenda os gargalos da pasta, a fim de encurtar o tempo de espera para consultas, exames e cirurgias.
21h41 - Lúdio Cabral é o segundo a fazer uma pergunta. O tema sorteado é 'incentivo à diversidade cultural'. Lúdio dirige a pergunta a Abilio. 'Candidato qual é o seu conceito de diversidade cultural? Como vai cuidar desse patrimônio da nossa cidade? Como incentivar a diversidade cultural em Cuiabá?', pergunta.
21h42 - Abilio Brunini afirmou que seu objetivo é garantir o acesso a cultura a todos. Ele destacou que o cuiabano tem sua origem e tradições. Segundo ele, a intenção é focar nesse aprendizado em escolas. O candidato do PL provocou Lúdio Cabral o questionando sobre a proposta presente no plano de governo do petista que defende a difusão da ideologia de gênero, pronome neutro e discriminalização das drogas. Por fim, questionou se a ideologia de gênero será inclusa nas escolas.
21h44 - Na réplica, Lúdio diz que Abilio está desesperado e 'mente'. O petista diz que LGBTs são cidadãos e cidadãs que precisam ser respeitados em todas as esferas, mas enfatiza que esse não é o tema e que a diversidade cultural como o Cururu, o Siriri, as festas de santo, a Marcha para Jesus e os artistas cuiabanos precisam ser valorizados e levados até os bairros mais periféricos.
21h46 - Na tréplica, Abilio Brunini reiterou que Lúdio Cabral defende o aporte a população LGBT. Segundo ele, a proposta para incluir a ideologia de gênero nas escolas à crianças e adolescentes está na página 76 do candidato do PT.
21h47 - Abilio questiona Kennedy sobre assistência social. Ele pergunta ao adversário quais são suas propostas para as pessoas em situação de rua e assistência social do município.
21h48 - Kennedy diz que não é possível resolver o problema sozinho e que é necessário criar espaços de acolhimento para essa população, bem como para os imigrantes. Já para os dependentes químicos, sugeriu a implantação de uma clínica e a reforma dos CRAS da cidade para que possam "voltar a fazer um bom trabalho".
21h50 - Na réplica, Abilio diz que Cuiabá não seria nada sem instituições religiosas que auxiliam os dependentes químicos e moradores de rua, dada as péssimas condições da assistência social do município. O candidato do PL promete criar um centro para auxiliar aqueles que quiserem sair das ruas, mas que a prefeitura não apoiará quem quiser permanecer nas ruas.
21h51 - Kennedy concorda com a ideia de criar um centro para tratar os dependentes químicos. 'Temos que trabalhar para poder ajudar essas pessoas', defende.
21h52 - A apresentadora do debate sorteia o tema 'taxas e impostos municipais' ao candidato Eduardo Botelho que dirige a pergunta a Lúdio Cabral. Ele pergunta ao petista como ele tratará o tema em um eventual mandato.
21h53 - Lúdio diz que não aumentará taxas e impostos e promete rever a taxa de lixo e de esgoto na cidade. O petista fala que a maior parte da dívida da Capital está na Saúde e propõe fazer auditoria em todas as despesas no setor para equacionar as dívidas e usar melhor os recursos.
21h55 - Botelho afirma que também não aumentará impostos e que criará incentivos para que Cuiabá volte a crescer e ter melhor arrecadação. Outro projeto é rever o Plano Diretor da cidade.
21h56 - Lúdio volta a dizer que a Saúde compromete todas as áreas da prefeitura e reforça que fará parceria com o governo federal para garantir R$ 200 milhões anuais com intuito de aumentar as equipes de saúde da família, melhorando os atendimentos na atenção primária. O petista defendeu também rigor nos gastos da Saúde e disse que, por isso, é importante que Cuiabá eleja um prefeito médico.
21h58 - Termina o segundo bloco do debate.
3º BLOCO - TEMA LIVRE
22h03 - Botelho inicia o terceiro bloco perguntando a Kennedy sobre regularização fundiária em Cuiabá e o que o adversário pretende fazer para resolver o problema dos imóveis não regulamentados na cidade.
22h04 - Domingos Kennedy disse que a falta de escrituras é um problema generalizado, presente, principalmente, em bairros periféricos. Ele pontuou que é preciso "entrar no jogo" para negociar, auxiliando os moradores com a intermediação da compra dos terrenos junto aos proprietários das terras. Kennedy citou visita ao Contorno Leste onde se deparou com diversas invasões.
22h06 - Em sua réplica, Eduardo Botelho falou que trabalha pela conciliação entre moradores de áreas invadidas, não só em Cuiabá, mas em todo o estado, no cumprimento do mandato como deputado estadual. O candidato destacou que na Capital tem investido na concessão de títulos ao Pedra e outros bairros.
22h08 - Lúdio Cabral direciona sua pergunta a Botelho. 'Candidato, vamos falar sobre crise climática. É uma ameaça presente no nosso cotidiano. Cuiabá é em alguns dias do ano a cidade mais quente do ano e isso produz reflexos na saúde da nossa população', introduziu Lúdio. Ele questiona o que o adversário fara para amenizar os impactos do problema.
21h09 - Eduardo Botelho disse que um dos meios para solucionar o caos climático é fazendo parcerias com empresas, se empenhando para que a compensação ambiental seja cumprida. Botelho afirmou que sua meta é plantar 1 milhão de árvores para que Cuiabá volte a ser a "Cidade Verde". Além disso, o candidato do UB falou que cuidará também das nascentes, matas ciliares.
22h11 - Lúdio diz que Cuiabá não terá água se o próximo prefeito não recuperar as matas ciliares do Rio Cuiabá, Ribeirão do Lipa e Rio Coxipó. Ele estima que será necessário o plantio de um milhão de árvores só para esse fim.
22h12 - Eduardo Botelho disse que o desafio da água deve ser tratado a partir da implementação do esgoto. Ele também propôs a retomada de brigadas regionais, nos bairros, criando estruturas adicionais para conter os incêndios urbanos em Cuiabá.
22h14 - Abilio dá sequência ao debate chamando Botelho de "mentiroso" e manda o adversário "tomar vergonha na cara" e termina o tempo sem fazer nenhuma pergunta.
22h15 - Eduardo Botelho não comprou as alfinetadas de Abilio Brunini e afirmou que o governador Mauro Mendes já determinou em quais áreas serão construídas as 25 mil moradias populares. Botelho disse que são "loucos responsáveis" que cumprem o que falam.
22h16 - Abilio continua chamando o adversário de mentiroso.
22h18 - Eduardo Botelho negou que mente e confrontou Abilio a perguntar aos moradores do Pedra 90 e Renascer beneficados com escrituras e outras regiões atendidasa com asfalto.
22h19 - Kennedy é o próximo na rodada de perguntas e questiona Abilio o que fará para economizar na prefeitura.
22h20 - Abilio Brunini disse que R$ 500 milhões é o apontado por investigações que seja o valor total de desvios por meio da corrupção na Prefeitura de Cuiabá. Conforme Abilio, cortando a corrupção sobram meio bilhão nos ofres para fazer diversos projetos em Cuiabá.
22h22 - Kennedy diz que economizará na energia elétrica, na compra de insumos, na manutenção de lâmpadas e que isso é 'gestão' e 'possível de ser feito'. O emedebista diz que também combaterá a corrupção criando a controladoria do prefeito.
22h24 - Abilio diz que a prefeitura tem receita suficiente e que pode acabar com a taxa de lixo e ataca o adversário: "O PT tem o 'Taxad', o Haddad, não vota no Lúdio. Vota no Abílio".
22h25 - Termina o terceiro bloco.
4º BLOCO - TEMA ESTABELECIDO
22h29 - Lúdio Cabral é o primeiro a fazer uma pergunta. O tema sorteado é o Centro Histórico de Cuiabá. Lúdio dirige a pergunta a Kennedy. 'Como assegura a reocupação do centro da cidade e a remodelação do nosso Centro Histórico?', questiona.
22h30 - Domingos Kennedy propôs a criação de um instituto para reverter a situação de abandono no Centro Histórico. O candidato acredita que seja preciso unir forças Energisa, Águas Cuiabá e empresas de telefonia para promover melhorias.
22h32 - Lúdio diz que prefeitura dará exemplo instalando secretarias no Centro da cidade. Também promete trazer instituições de ensino, como a Unemat, para a região. Além disso, diz que fará do Morro da Luz um parque municipal. Com mais pessoas em circulação, a economia consequentemente irá melhorar.
22h34 - Domingos Kennedy disse que irá chamar a concessionária de energia para fazer a mudança da instalação dos fios, aderindo ao modelo de grandes centros, adotando o estilo subterrâneo. Kennedy quer investir no turismo para atrair visitantes e movimentar a região economicamente, gerando empregos e oportunidades de negócios.
22h35 - Na sequência, Eduardo Botelho pergunta a Abilio sobre o tema sorteado, 'metas do Ideb'. O candidato do UB diz que a Educação de Cuiabá evoluiu, mas a grande maioria das escolas ainda não atingiu as metas do Ministério da Educação. Botelho questiona o que Abilio fará para melhorar o indíce.
22h36 - Segundo Abilio Brunini é preciso melhorar não só o desenvolvimento econômico, mas o nível da educação, não só em Cuiabá, mas em Mato Grosso. De acordo com o candidato do PL, a maioria da população não sabe contas de multiplicar, deixando de dominar os quatro princípios básicos da Matemática - multiplicação, divisão, subtração e soma. Ele acredita que é necessário revisar os métodos de ensino. Além disso, Abilio disse que o Comando Vermelho está se infiltrando nas escolas e questionou Eduardo Botelho sobre como mitigar a presença das facções nos ambientes de ensino.
22h38 - Na réplica, Botelho diz que Abilio está 'reprovado' por não saber a média do Ideb, que não é 4,8 como falado pelo liberal, mas 6. Botelho defende retomar as olímpiadas de matemática, feiras de ciência, criar a 'meritocracia' nas escolas e chamar a comunidade acadêmica para trabalhar junto.
22h39 - Abilio citou a média do IDEB que é de 4,8, ao contrário da meta que é 6. O bolsonarista pontuou que é necessário integrar os pais à educação para melhorar o sistema.
22h49 - Domingos Kennedy é o próximo a perguntar. O tema sorteado é rede de proteção ao idoso. Kennedy direciona a pergunta a Lúdio Cabral.
22h41 - Lúdio Cabral falou que irá fortalecer o sistema de educação infantil por meio de parcerias com igrejas, ampliando vagas e o período de atendimento. Sobre os idosos, Lúdio apontou que há quatro centros de convivência para os 60+ e sua intenção é duplicar os espaços. O petista falou que irá investir na saúde familiar e que vai construir o centro de cuidados do idoso.
22h43 - Na réplica, Kennedy promete fazer centro de referência para idosos, além de aumentar as equipes de médicos da família para 250 profissionais que poderão atender os idosos, e toda a poupação, em suas casas.
22h44 - Lúdio Cabral afirmou que é necessário investir na estrutura dos centros de convivência atuais que tem equipamentos quebrados. Ele destacou que os idoso também querem estudar e pretende ofertar atividades focadas na educação. Além disso, pensa em criar passeios alternativos dentro de Cuiabá.
22h45 - A TVCA concede direito de resposta a Botelho que falará ao final do bloco.
22h46 - Abilio dirige a pergunta a Lúdio. O tema sorteado é coleta seletiva de lixo. No entanto, Abilio usou o tempo para acusar o presidente Lula de tirar recursos da educação e da saúde.
22h47 - Lúdio Cabral rechaçou Abilio Brunini por fugir do tema que provocou os candidatos a discutir a coleta seletiva. O petista lamentou o fato de Cuiabá ter diversos lixões irregulares. Lúdio afirmou que sua intenção é levar a educação ambiental às escolas e ensinar a fazer compostagem nas casas.
22h49 - Abilio volta a dizer que Lula cortou bilhões da Educação e que o presidente está 'quebrando o país' como o adversário 'quebrará' Cuiabá. Diz que Abilio trará ideologia de gênero, descriminalização das drogas e tudo que vai 'contra a população cristã'.
22h51 - Lúdio Cabral falou que é necessário acabar com brigas políticas e discutir Cuiabá. Ele disse que é necessário conciliar, propondo parcerias entre o governo estadual, federal e o Município.
22h52 - No direito de resposta, Botelho diz que a postura de Abilio é lamentável, mas diz que entende 'desespero' do adversário. Voltou a enfatizar ao eleitor que pense em quem está realmente preparado para gerir Cuiabá.
22h53 - Em suas considerações finais, Eduardo Botelho agradeceu sua família, apoiadores e o candidato a vice-prefeito Marcelo Sandrin (Republicanos). Ele destacou que esse momento é o de "virar a chave", transformando Cuiabá, para que a Capital volte a ser a "Cidade Verde", investindo em seu crescimento. Botelho citou o seu grupo, afirmou que irá dialogar até mesmo com seus adversário pois ser prefeito não se trata de ser "iluminado", mas de saber fazer gestão.
22h55 - Domingos Kennedy dá sequência às considerações finais agradecendo o apoio que tem recebido. Relembra que está há apenas 60 dias como candidato, nunca foi político e mesmo novato, irá economizar R$ 800 milhões na prefeitura. Alegou que os adversários, mesmo sendo políticos há anos, nunca ajudaram Cuiabá. O emedebista pediu uma chance para mostrar que sabe fazer gestão e se colocou como uma 'quarta via' para 'fazer mudança'.
22h57 - Lúdio Cabral pediu o voto de confiança aos eleitores de Cuiabá. O petista disse que a cidade é maior que qualquer partido e propôs uma trégua aos adversários, acabando com briga política. Ele destacou que tem proximidade com os ministros de Lula e que tem o aceno do governo federal para construir 20 mil moradias populares, além de criar 4 mil vagas em creches. Lúdio falou que será o "prefeito da saúde" e que pretende manter uma relação de amizade com o governador Mauro Mendes.
22h59 - Abilio encerra debate batendo na tecla da corrupção e diz que Cuiabá já elegeu, no passado, aqueles que supostamente 'roubavam, mas faziam' e que um dos adversários trabalha da mesma forma. Já com relação a outro adversário, afirma que ele 'se pinta de verde e amarelo' e que se esconde atrás de uma 'conversa fácil': "um lobo na pele de cordeiro". O candidato do PL pede que a população saiba escolher, pois o futuro da cidade está na mão dos eleitores. Abilio encerrou pedindo votos.
ELEIÇÕES
O primeiro turno da disputa é neste domingo (6). Caso haja o segundo turno, os eleitores retornam às urnas em 27 de outubro.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.