O vereador por Cuiabá, Jeferson Siqueira (PSD), revelou ao podcast HNT TV os nomes de nove colegas que o apoiam à presidência da Câmara. A chapa de oposição ao prefeito eleito Abilio Brunini (PL) tem investido no diálogo para somar os 14 votos mínimos que irão garantir a ocupação das cinco cadeiras da Mesa Diretora a partir de 2025. Conforme Jeferson, o grupo é formado pelo atual presidente Chico 2000 (PL), o líder do governo Marcrean Santos (MDB), Adevair Cabral (Solidariedade), Dídimo Vovô (PSB), Kássio Coelho (Podemos), Marcus Brito Jr. (PV), Professor Mário Nadaf (PV), Wilson Kero Kero (PMB) e o novato Alex Rodriges (PV).
LEIA MAIS: Jeferson Siqueira revela ao HNT TV articulações à Mesa Direta; veja vídeo
Contando com Jeferson, o núcleo duro da oposição tem 10 integrantes. A composição tem a presença massiva da base do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), no entanto, o veredor assevera que o emedebista não exerce influência nas articulações do grupo.
O núcleo duro da oposição tem a participação massiva da base de Emanuel
Abilio levantou outros dois possíveis "mentores" da esquerda: o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD) - presidente do partido em Mato Grosso ao qual Jeferson está filiado -, e do presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União Brasil). O vereador classificou que declaração do prefeito eleito como "irresponsável".
"Não houve interferência do prefeito Emanuel Pinheiro ou do senador Carlos Fávaro. Na verdade, houve sim uma intenção nossa de dar sequência ao que tinha sido começado pelo Chico 2000. Acho que essa fala foi um tanto irresponsável da parte do prefeito Abilio", disparou o vereador ao Hipernotícias.
Emanuel, Fávaro e Botelho já tornaram públicas suas negativas sobre assediar os vereadores para viabilizar a chapa da oposição. Mas Abilio não parou nas lideranças políticas e passou a atuar como articulador, defendendo Paula Calil (PL) à presidência e outras quatro mulheres para os demais cargos da mesa. O projeto é combatido pela esquerda. De acordo com Jeferson, a proposta não irá prosperar pois foca no gênero e nas atribuições dos vereadores.
"Nós somos hoje, 19 homens e oito mulheres. Quando você radicaliza, corre o risco de cometer alguns preconceitos desnecessários. Não sou a favor do radicalismo, extremismo. Sou a favor da composição com respeito", opinou o vereador.
HNT
Chico 2000 (PL), Adevair Cabral (Solidariedade), Dídimo Vovô (PSB), Marcrean Santos (MDB), Kássio Coelho (Podemos), Wilson Kero Kero (PMB), Marcus Brito Jr. (PV), Professor Mário Nadaf (PV) e Alex Rodriges (PV) - da esquerda à direita.
CONVITE À VEREADORAS
Jeferson garantiu que não é contrário a presença de mulheres na Mesa e, inclusive, tem tentado trazer vereadoras eleitas para sua chapa. Duas estariam quase decididas a compor o grupo. Um terceiro nome ainda reflete sobre a viabilidade.
"Entendo que as mulheres devem ter sim sua participação e respeito dentro da mesa diretora tanto é que convidamos duas colegas para entrar e deixamos uma terceira opção. A gente quer trabalhar essa pluralidade e também dar essa oportunidade para que as mulheres possam estar na prática do comando na Casa de Leis, hora presidindo os trabalhos legislativos e os trabalhos que a Casa faz", falou ao HNT TV.
VEJA LISTA DE VEREADORES QUE APOIAM A CHAPA DE JEFERSON
Adevair Cabral (Solidariedade)
Alex Rodriges (PV)
Chico 2000 (PL)
Dídimo Vovô (PSB)
Kássio Coelho (Podemos)
Marcrean Santos (MDB)
Marcus Brito Jr. (PV)
Professor Mário Nadaf (PV)
Wilson Kero Kero (PMB)
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.