O corretor de imóveis Cleo Bagatini, de 42 anos, registrou um boletim de ocorrência contra o advogado Miguel Juarez Romeiro Zaim por agressão. A confusão teria ocorrido durante um evento do Conselho Regional Dos Corretores De Imóveis (Creci), na terça-feira (20), em Cuiabá.
No documento policial, Cleo alega que foi agredido com socos e pontapés pelo jurista. Narra o boletim de ocorrência que Cleo, que reside em Campo Novo do Parecis (400 km de Cuiabá) estava na Capital para pegar as habilitações da corretora de imóveis de sua esposa e de uma funcionária em evento solene no Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso.
Aproveitando a viagem, Cleo marcou uma reunião com o jurídico do Creci para averiguar processos administrativos sobre denúncias feitas por ele conta funcionários do órgão por supostas irregularidades.
Depois da entrega das certidões, Cleo foi conversar com um advogado sobre o assunto. Então, quando eles estavam no meio da reunião, o advogado Miguel Zaim entrou na sala e começou a xingar o corretor de imóveis.
Zaim se apresentou como diretor jurídico do Creci e afirmou que Cleo não deveria ter acesso aos seus processos e que ele não teria moral para denunciar ninguém, pois seria ‘picareta’ e ‘invasor de terras’. Isso porque, na visão do jurista e de acordo com o corretor, Cleo se passavam por corretor de imóveis para lucrar às custas dos outros. Por isso, iria utilizar todo seu conhecimento jurídico para prejudicá-lo.
A partir daí, os dois começaram a discutir. O atrito verbal ficou acalorado e Cleo alega que foi golpeado por Zaim, com um soco na boca.
Em seguida, ele saiu da sala e foi para o corredor, onde foi perseguido pelo advogado, que também teria desferido um pontapé no corretor de imóveis.
Percebendo que a situação escalonou, Cleo pegou o celular e começou a gravar a briga. Nesse momento, segundo o corretor, Zaim passou a tentar tomar o aparelho de suas mãos e o segurou pelo colarinho enquanto dizia que iria chamar a Polícia Federal para prendê-lo.
Cleo conseguiu se desvencilhar e correu até a recepção da entidade, onde pediu socorro ao presidente do Creci. Em seguida, o jurista apareceu e alegou que o corretor precisou ser contido porque estava armado. Foi então que Cleo levantou a camiseta para refutar a fala do desafeto.
A Polícia Militar foi acionada, esteve no local, mas nada foi feito ou apurado.
Por meio de nota, o Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de Mato Grosso – SINDIMOVEIS repudiou a situação e solicitou a rescisão contratual do Creci com o escritório de advocacia de Zaim. Já o Creci informou, também por meio de nota, que instaurou um procedimento administrativo disciplinar (PAD) para apurar os fatos.
OUTRO LADO
Procurado pela reportagem, o advogado Miguel Zaim informou que Cléo responde por diversos processos no Creci, inclusive contra profissionais da imprensa que trabalhavam no órgão e o próprio presidente da entidade.
O jurista negou as agressões e explicou que foi ameaçado pelo corretor de imóveis e que a história está sendo distorcida por ele. Zaim afirmou que ficou com mais medo justamente pela recente execução de dois advogados em Cuiabá, Roberto Zampieri e Renato Nery.
“Ele se dirigiu ao jurídico, a gente pediu que ele tivesse um advogado e ele disse que iria acompanhar e resolver os processos dele de um forma ou de outra. Falou que era do crime e iria resolver de qualquer forma, ameaçou todo mundo. Nós nos sentimos ameaçados e com medo. Depois ele começou a filmar. Infelizmente, ele está distorcendo a notícia. Ninguém agrediu ele. Nós fomos ameaçados por ele. Já tiveram dois óbitos de advogados e o jurídico ficou com medo. Ele [Cléo] é tido como um cara perigoso na cidade dele e anda armado”, disse ao HNT.
VEJA AS NOTAS NA ÍNTEGRA
NOTA CRECI
"O Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso 19ª Região – CRECIMT informa que foi instaurado um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar os fatos ocorridos. A comissão processante está conduzindo as investigações de forma imparcial e transparente. Assim que o resultado do PAD estiver disponível, serão adotadas as medidas cabíveis de acordo com a legislação vigente. A presidência e superintendência do CRECIMT lamentam o ocorrido e reforçam o compromisso com a ética e a correção no exercício da profissão de corretores de imóveis. Agradecemos a compreensão de todos e esperamos que a situação seja resolvida de maneira justa e satisfatória para todos os envolvidos. Atenciosamente, Comunicação do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso 19ª Região", traz a nota do Creci.
NOTA DO SINDIMÓVEIS
"O Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de Mato Grosso – SINDIMOVEIS, o Diretor de Assuntos Legislativos da Federação Nacional dos Corretores de Imóveis, Juliano Lobato e a Associação dos Corretores de Imóveis do Brasil – COLIBRIS BRASIL vem a público manifestar seu profundo repúdio aos atos de violência e conduta antiética praticados pelo advogado Dr. Miguel Juarez Romeiro Zaim contra o corretor de imóveis Cleo Bagatini, ocorrido no dia 20 de agosto de 2024, nas dependências do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Estado de Mato Grosso – CRECI MT, em Cuiabá.
Segundo relato registrado no Boletim de Ocorrência, o corretor de imóveis Cleo Bagatini, inscrito no CRECI MT sob o nº 3.777 e delegado do SINDIMOVEIS, foi agredido fisicamente pelo Dr. Miguel Zaim durante uma reunião no CRECI MT para tratar de processos administrativos. Além de desferir um soco no rosto do corretor, o advogado proferiu palavras injuriosas, difamatórias e caluniosas, e continuou a agressão física com chutes, além de tentar, de forma violenta, impedir que o comunicante registrasse o ocorrido com seu celular.
Esta conduta é absolutamente inaceitável e incompatível com os princípios éticos e morais que devem reger a atuação de qualquer profissional do direito, especialmente em um ambiente institucional que deve ser seguro e acolhedor para todos os corretores de imóveis, que são os legítimos usuários dos serviços oferecidos pelo CRECI MT.
Diante da gravidade dos fatos, só restou as entidades representativas da corretagem solicitar ao Presidente do CRECI MT, Claudecir Contreira, que seja imediatamente rescindido o contrato de prestação de serviços advocatícios entre o CRECI MT e o Advogado Zaim, devido aos atos inaceitáveis de agressão praticados por ele, ainda mais partindo de um advogado. Além disso, solicitamos a abertura de um processo administrativo para a apuração completa dos fatos e verificação da possibilidade de envolvimento de outros funcionários ou agentes, garantindo que todos os responsáveis sejam devidamente punidos", diz o pronunciamento.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.