Um hacker ainda não identificado tentou clonar o Instagram do Conselho de Corretores de Mato Grosso (Creci-MT) na última segunda-feira (29), no município de Primavera do Leste (231 km de Cuiabá). O presidente da organização Claudecir Roque encaminhou pedido para que Polícia Federal investigue a situação.
O presidente ainda informou que registrou um boletim de ocorrência na delegacia de Polícia Civil, que já realizou abertura do processo de investigação para apurar os fatos e identificar os responsáveis.
"Estamos iniciando o período pré-eleitoral e o desespero dos adversários pode ser a razão pela qual estão tentando hackear o Instagram de uma autarquia federal respeitada, com o nome de Creci-MT, e aqui deixo meu total repúdio para esse tipo de prática. Mas estamos atentos, por conta da LGPD e a parceria com a Polícia Federal, porque o Creci é uma autarquia Federal", enfatizou Contreira.
A legislação brasileira trata casos de crimes e ilícitos cibernéticos em diversos dispositivos: a Lei Carolina Dieckmann (12.737/2012), o Marco Civil da Internet e a recente Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A primeira lei a punir crimes cibernéticos sobre invasão de dispositivos informáticos prevê pena de dois a quatro e multa.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.