Espanha, Marrocos e Portugal ancoram a candidatura única para abrigar a Copa do Mundo de 2030. O projeto lista de 20 estádios para a competição: 11 em Espanha, 6 em Marrocos e 3 em Portugal. O requisito mínimo da Fifa para o Mundial são de 14 arenas. Dos 20 estádios, um está construído e vários passarão por reformas.
Além oferecer o Santiago Bernabéu e o Camp Nou, a Espanha propõe fazer amplas reformas de outros cinco estádios (La Coruña, Las Palmas, Málaga, Sevilla e Zaragoza). Cinco dos seis estádios apresentados por Marrocos irão sediar jogos da Copa das Nações Africanas de 2025. Já as três arenas de Portugal acolheram jogos da Euro de 2004.
A candidatura conjunta de Espanha, Marrocos e Portugal propôs 17 possíveis cidades-sede: 9 em Espanha, 6 em Marrocos e 2 em Portugal. O projeto afirma que a viagem entre as diferentes localidades não excede, em nenhum caso, 3 horas de duração.
O Santiago Bernabéu foi construído em 1947, passou recentemente por uma grande reforma que incluiu a instalação de uma cobertura retrátil e um campo que pode ser guardado no subsolo, o que permite a utilização do espaço para outros fins.
Já o Camp Nou é de 1957 e está passando por uma grande reforma que aumentará sua capacidade para mais de 100 mil espectadores. O mínimo exigido pela Fifa para um estádio de abertura ou final de Mundial é de 80 mil lugares.
O terceiro candidato a sediar o primeiro jogo ou a final da Copa, o Grande Estádio Hassan II, tem conclusão está prevista para o final de 2028. A capacidade prevista é de 115 mil torcedores. O estádio é localizado entre Casablanca e Rabat.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.