Segunda-feira, 06 de Maio de 2024
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png
dolar R$ 5,07
euro R$ 5,46
libra R$ 5,46

00:00:00

image
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

00:00:00

image
dolar R$ 5,07
euro R$ 5,46
libra R$ 5,46

Empreendedor Domingo, 22 de Abril de 2012, 14:24 - A | A

facebook instagram twitter youtube whatsapp

Domingo, 22 de Abril de 2012, 14h:24 - A | A

CASE DE SUCESSO

ZF Comunicação: grandes ideias até para as menores empresas

Com dez anos no mercado publicitário, a empresa inova em conceitos de surpreender nos trabalhos, atender bem, além da valorização dos colaboradores

KARINE MIRANDA
[email protected]

Não há quem negue que comunicação é primordial, especialmente quando se trata de empresas. Ter uma equipe de comunicação e publicidade pode alavancar muitos negócios, sendo este um dos setores que mais vem se destacando no mercado pela sua crescente necessidade e pela diferença que se percebe quando, por trás de uma marca, existe uma boa equipe de comunicação, publicidade e marketing.

Pensando nisso e querendo despontar nesse setor está a ZF Comunicação. Mais que uma empresa de publicidade, a ZF é hoje uma das maiores empresas do ramo em Mato Grosso e conta com dez anos de experiência. No entanto, a ideia não surgiu ao acaso, foi preciso muito briefing.

Ziad Fares, proprietário da ZF Comunicação, lembra que a vontade de empreender vem da família. Filho de pais empresários, ele sempre acompanhou de perto a gestão de um negócio. Trabalhar com varejo, venda, publicidade institucional sempre fizeram parte da rotina de Ziad desde os 13 anos. “Descobri a publicidade, pois desde pequeno queria dar um visual novo às coisas, mudá-las de lugar, organizar. Sempre gostei, mas não sabia que isso era publicidade. Com o tempo fui adquirindo informação e queria continuar vendendo os produtos de um forma artística”, assegura.  

Mayke Toscano/HiperNotícias

Essa vontade permaneceu por anos enquanto acompanhava os trabalhos do pai, até que aos 18 anos decidiu que era hora de seguir o caminho que queria. Foi aprovado em duas faculdades em Mato Grosso, mas seis meses depois de ter iniciado o curso de publicidade em uma delas, preferiu ir para São Paulo porque lá teria mais acesso aos conhecimentos voltados à área da comunicação. “O mercado de lá era maior, com mais experiência. Eu teria a oportunidade de enriquecer o meu conhecimento onde a comunicação era mais atuante, mais forte”.

Paralelo aos estudos, ele começou a trabalhar no setor de telemarketing no grupo Imagem e, em seguida, na empresa Net Filmes, que atuava com filmes publicitários. Em seguida conquistou uma ótima oportunidade: trabalhar na produção do programa da jornalista Marília Gabriela na Rede TV!.

Três anos depois ele recebeu o convite de uma produtora japonesa chamada Grifon, que funcionava no Rio de Janeiro. “Eu ficava de segunda a sexta no Rio e voltava para a minha casa em São Paulo nos finais de semana. Era bastante corrido”, afirma. Esta experiência abriu novos horizontes para o publicitário.
Um ano depois ele voltou para Cuiabá para estar mais perto da família. “Também pensei que aqui haveria mais oportunidade”.

Quando voltou a morar em Cuiabá virou produtor do Programa Vip onde ficou cerca de um ano. “Precisava conhecer a classe empresarial. Eduardo D’Carvalho e Flavio Jamal me chamaram para trabalhar na produção e, como eu precisava conhecer pessoas e mostrar quem eu era e o que eu queria, achei que seria bom trabalhar lá”, afirma.

Cerca de 6 meses depois ele abriu a ZF e trabalhou nos dois locais ao mesmo tempo até que, um ano depois, optou por se dedicar exclusivamente à agencia.

ZF COMUNICAÇÃO

Pequena, sem muitos recursos e com apenas um cliente, a empresa Tec Luz, surgia a ZF Comunicação. “Eu pensei em tudo, tanto que até a inauguração da empresa foi diferente. Aconteceu do dia 20/02/2002 às 20h02. Além disso, para inovar, eu resolvi fazer propaganda para a minha empresa de propaganda”, afirma Ziad.

Esta iniciativa foi considerada inovadora, afinal as empresas de propaganda realizam propaganda para outros e não para si mesmas. “Se eu vendo propaganda significa que eu posso fazer isso para mim também”, garante.

Mayke Toscano/HiperNotícias

A partir de então a empresa deslanchou. Isso porque, segundo Ziad Fares, comunicação é muito mais que só publicidade e propaganda e os outros serviços de comunicação foram conquistando os clientes aos poucos. “O mercado publicitário em Cuiabá era retraído, apagado e faltava a ‘pegada’ que nós começamos a oferecer”, afirma.

Um dos serviços era do setor de promoção e eventos, criado em 2003. Ao perceber que havia um nicho a ser explorado, Ziad começou a investir cada vez mais, tanto nos profissionais quanto na estrutura para que pudesse oferecer serviços com a melhor qualidade. Para isso, investimentos passaram a fazer parte dos planos do publicitário, que em 2009 decidiu que era hora de ampliar os negócios.

Naquele ano a ZF Comunicação já havia crescido mais do que o planejado e mais do que sua estrutura física permitia. Na época a agência possuía quase 100 contas e surgia a necessidade de ter um espaço maior.

MESMO CONCEITO, MAIS ESTRUTURA

De acordo com Ziad, a ideia era montar uma empresa de porte nacional e internacional para que os clientes de Cuiabá não precisassem buscar em outros estados serviços de qualidade, assim como os novos clientes, oriundos da vinda da Copa do Mundo, pudessem contar com serviços de alta qualidade na Capital. “Fui a São Paulo e em outras capitais ver como eles trabalhavam, que estrutura possuíam. Visitei vários locais até construir a nova ZF Comunicação que será mais ampla e estruturada para atender novos clientes”, garante o publicitário.

Os investimentos na nova sede foram de aproximadamente de R$ 1,5 milhão que giraram em torno de estrutura física, capacitação de funcionários e qualidade em serviços. O novo espaço demorou um ano e meio para ficar pronto e é quatro vezes maior que a antiga sede. O prédio tem três pavimentos distribuídos em aproximadamente 1.200 metros quadrados de área construída. Há quatro salas de reunião, uma sala específica para coletiva de imprensa, restaurante e sala de descanso para os funcionários além de estacionamento com áreas permeáveis.

Mayke Toscano/HiperNotícias

“Eu penso bastante no bem estar do colaborador com almoço feito por uma chef de cozinha e espaço relax, por exemplo. Quero que ele esteja bem para que a empresa esteja bem”, afirma.

Não foram somente estes os investimentos da ZF Comunicação. A preocupação em aliar tecnologia de ponta, qualidade e sustentabilidade está presente em toda a construção.

DIFERENCIAL

Iluminação de led em todo o espaço, tratamento do esgoto local, reciclagem e reutilização da água, bem como aparelhos digitais da mais alta qualidade, tanto no uso comercial quanto na segurança e registro digital, por exemplo, são algumas das preocupações e prioridades da empresa. “Preocupamo-nos com tudo. Com a água da chuva para que ela seja absorvida, evitamos o consumo desnecessário e com isso os danos à natureza”, afirma.

Mas os cuidados vão além e se estendem principalmente aos serviços oferecidos. Ziad lembra que busca fornecedores que se preocupam com a sustentabilidade. Tenho preferência em trabalhar com empresas parceiras que utilizam materiais sustentáveis. Ao invés de pegar papel sem a certificação de madeira reflorestada, eu dou preferência às gráficas que utilizam este tipo de material, por exemplo. Quando fazemos campanha nos preocupamos em como vamos executar de maneira que não cause danos ao meio ambiente.

Inclusive, esta é a primeira empresa de comunicação no Estado que possui, em seu quadro de funcionários, um profissional especializado em sustentabilidade. “Toda a publicidade é feita para que seja o mais sustentável possível. Se os nossos clientes não sabem que destino dar ao material que nós produzimos, nós os auxiliamos para que, tanto o cliente quanto o meio ambiente, saiam ganhando. Nada vai para ruas ou é desperdiçado”, assegura.

Montagem com fotos de Mayke Toscano/HiperNotícia

Com o investimento e incremento físico, a empresa cresceu no número de colaboradores e serviços oferecidos. O novo espaço permitiu que Ziad Fares assumisse algumas parcerias, ampliando a gama de opções aos clientes. A Face Model, da empresária Catiane Almeida e a Shipú Marketing & Vendas são duas empresas parceiras que atuam em casting e novos negócios respectivamente.

A ZF Comunicação possui ainda os setores de assessoria de imprensa, promoção e eventos, propaganda e mídias digitais. “Hoje conseguimos solucionar os problemas do cliente sem ter de sair do prédio. Criei um conglomerado de comunicação”, salienta Ziad.

O empreendimento possui mais de 100 clientes, entre eles a multinacional Coca Cola, Unimed, Sebrae e a Casa Prado, entre outros. Para dar conta de todo o trabalho são 36 colaboradores diretos e cerca de 100 empregos indiretos em empresas que prestam serviços à agência.

 

De olho no futuro, os profissionais vêm sendo capacitados para melhor atender o cliente com a proximidade da Copa do Mundo. Língua estrangeira e projetos sustentáveis fazem parte do treinamento dos funcionários. A expectativa é que até o ano de 2014, grande parte dos colaboradores fale, pelo menos, inglês ou espanhol e todos sejam capazes de atender da melhor maneira os clientes. “Este é o meu investimento futuro. A ZF é a única empresa de comunicação que hoje já está preparada para atender qualquer cliente que vier de fora”.

A preocupação com a qualidade está refletida nas centenas de prêmios conquistados pela ZF, tanto em nível regional quanto nacional.

HOJE

Os investimentos em estrutura, segurança e funcionários fizeram com que a ZF Comunicação se tornasse hoje a única do segmento a oferecer estrutura física e qualidade em serviços semelhante às agências internacionais e nacionais.
“Não há como comparar. Nenhum concorrente tem a nossa estrutura. E isso é o que nos torna diferentes. Somos inovadores, ágeis e estruturados. Temos infraestrutura e know how”, finaliza.

Ambientes sonorizados, climatizados e bom atendimento estão entre o leque de predicados que a nova sede possui. A ZF Comunicação é a maior empresa do Centro-Oeste e do Brasil no ramo publicitário no que se refere à estrutura física e possui mais de 100 clientes. “Não penso em ser mais um, quero ser referência em comunicação. Quero seguir oferecendo qualidade e inovação dos trabalhos sempre”, finaliza.

Para Ziad Fares empreender é: inovar!

1. Dica para quem quer iniciar um empreendimento

Um bom empreendedor não fala em gasto, ele investe. Não pode ficar esperando as coisas acontecerem. Só a morte é esperada. O resto tem que ser conquistado. Ninguém é obrigado a fazer nada por você.

2. O Custo Brasil é realmente um obstáculo para o empreendedor?

A maior despesa que uma agência de comunicação tem é com mão-de-obra. Se os encargos fossem menores poderíamos empregar mais pessoas, qualificar melhor o profissional. O que impede é a alta carga tributária. O pior é que a gente não vê o retorno destes impostos em benefícios inclusive para o colaborador.

3. O que é mais importante: dinheiro ou criatividade?

Criatividade, porque não adianta ter só dinheiro. Tudo que construí foi sozinho e não comecei com dinheiro. Corri atrás e batalhei. Não se pode ficar esperando que só o dinheiro faça. É preciso acreditar e ter criatividade.

4. O que é mais fácil: Fidelizar um cliente ou conquistar um novo?

É preciso fazer os dois. Trabalhar e ser criativo para conquistar, ao mesmo tempo em que é necessário trabalhar e ser criativo para manter. Então, fidelizar e conquistar um cliente valem para todos os momentos.

Montagem com fotos de Mayke Toscano/HiperNotícias

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Álbum de fotos

Mayke Toscano/HiperNotícias

Mayke Toscano/HiperNotícias

Comente esta notícia

zaluir pedro assad 05/05/2012

uns nascem grandes, outros a grande se oferece mas existem os que a grandeza controem. PARABENS pela bela historia deste jovem empreendor ZF, um exmplo a ser seguido.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros