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Empreendedor Segunda-feira, 14 de Maio de 2012, 09:40 - A | A

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Segunda-feira, 14 de Maio de 2012, 09h:40 - A | A

CASE DE SUCESSO

Cebrac qualifica jovens e adultos com cursos profissionalizantes

Há 10 anos, o centro já profissionalizou mais de doze mil alunos e pretende expandir atuação para os municípios de Várzea Grande e Rondonópolis

KARINE MIRANDA
[email protected]

Fundamental para todos aqueles que desejam aprender e se especializar em determinado assunto, os cursos profissionalizantes são as melhores opções de aprendizado com qualidade e rapidez e representa, atualmente, um mercado em constante ascensão.

Muito procurado por jovens recém saídos do segundo grau e pelos senhores da terceira idade, os cursos têm conquistado bastante espaço no segmento e certamente será um dos setores mais promissores. Afinal, dizem que o Brasil é o país da educação.

Pensando nesse potencial do segmento e arriscando um projeto em longo prazo, Cássio Ribeiro resolve fornecer suas contribuições e conhecimento de anos de experiência na liderança de uma equipe para que a Franquia do Centro Brasileiro de Curso (Cebrac), empresa de seu amigo Nilton, alcançasse o sucesso.

Por quase 10 anos a frente da administração da empresa, Nilson Lucas foi um dos pioneiros no fornecimento de cursos profissionalizantes particulares, mas já percebia que sozinho na direção da empresa a expansão ficaria cada vez mais difícil.

Nesse cenário surge Cássio que na época, em 1994, conhecia Cuiabá somente como turista, pelo que viu nas viagens e passeios. Graduado em medicina veterinária e atuando na profissão há pelo menos 20 anos, Cássio era gerente de uma multinacional americana responsável por genética animal, a ABS PecPlan.

Na empresa, ele era líder de um grupo de veterinários e tinha o emprego que todos sonham: fazia o que gostava, tinha reconhecimento e um bom salário. Mas, ainda assim, Cássio se via preocupado com o trabalho que realizava, segundo ele conta.

A recorrente preocupação sempre girava em torno do futuro, dos filhos, constantemente pensando no legado que deixaria para a família. “Eu tinha um padrão de vida que eu sei que se eu continuasse naquela empresa e me aposentasse, eu não conseguiria manter. Eu percebia que precisava mudar os rumos”, assegura.

No entanto, mesmo com o pensamento que insistia em permanecer, nada disso fez com que Cássio abrisse mão do cargo de gerente que ele possuía e fosse abrir seu próprio negócio, por exemplo.

Mas em uma de suas viagens a trabalho, Cássio desembarca em Cuiabá, local onde seria sua nova morada. Isso no ano de 2006, e por obra do destino, como Cássio mesmo diz, seu vizinho era Nilson. “Mais que vizinhos, passamos a ser amigos. Somos irmãos que nunca tivemos”, assegura.

 

Mayke Toscano / HiperNotícias

 

E a amizade perdurou por anos assim como o trabalho de Cássio. Nesse período Nilton sempre tentou convencer como não seria de todo ruim, o médico veterinário arriscar e mudar de emprego. “Ele sempre me fez proposta de trabalho, sempre, mas eu nunca aceitava, porque são dois ramos diferentes”, afirma.

A proposta de Nilson sempre foi para que Cássio atuasse no escritório, na gerência do Cebrac. Mas para quem é médico veterinário isso não parecia uma das coisas mais fáceis. “Como somos amigos, Nilson quis que eu assumisse unidades do Cebrac, mas eu não queria pela dificuldade por serem areas diferentes: educação e saúde animal”, garante.

No entanto, Cássio resolveu mudar de opinião quando Nilson o comunicou que deixaria Cuiabá e iria morar em Londrina no Paraná e precisava realmente de alguém de confiança.

Assim, depois de muito pensar e de cinco anos a meio atuando na ABS PecPlan, Cássio criou coragem e pediu demissão da empresa que atuava.

AS MUDANÇAS

Dessa forma, começa a nova vida de Cássio, no início deste ano. Mas ele não começou com a gerência ou outros setores, ele se tornou o sócio da franquia. “Se fosse para eu arriscar e investir que o fizesse como um todo, começando como sócio”, assegura.

Atuando apenas cinco meses a frente do Cebrac, ele não tem muito a dizer sobre as dificuldades da empresa, pelo contrário, é somente elogio a gestão de Nilson. Aliás, o Cebrac já é considerado referência em cursos profissionalizantes.

Criado em 1995 a nivel nacional, o centro possui diversas opções de cursos para todo público e faixa etária e tem formado milhares de profissionais para o mercado de trabalho.

Com o nome já consolidado, Cássio não teve maiores problemas para assumir a gestão do Cebrac, mas Nilson o ajudou, especialmente a lidar com os mais de 52 funcionários que o centro possui. No periodo de transição de uma gestão para outra, ambos permaneciam no comando até que Cássio entendesse completamente o funcionamento do centro.

Mas isso não foi muito difícil, já que Cássio sempre gostou de administração. “Quando você está de fora, você é capaz de ver aquilo que precisa mudar e a partir do momento que você passa a fazer parte do grupo, você consegue implantar novas ideias e realizar os ajustes necessários”, garante.

Dessa forma, ele aproveitou a vasta experiência que conquistou na multinacional e adotou o modelo americano de gerir as empresas. Implantou controles setorias que possibilita com que cada área saiba seu desempenho e melhore naquilo que for necessário.

Além disso, a busca por não perder o ritmo de trabalho adotado, segundo ele, foi o empenho principal que teve. “Toda mudança gera transtorno, mas no mundo coorporativo precisamos amenizar esse transtorno. Por isso, não tivemos tanto impacto”, avalia.

O impacto foi tão ínfimo que o Cebrac não fechou as portas por nenhum dia e seguiu com o ensino dos cursos.

Mayke Toscano / HiperNotícias

CURSOS

Com o foco principal voltado para o desenvolvimento pessoal, os cursos fazem com que o aluno se prepare desde o comportamento pessoal, postura profissional, passando pelos conteúdos técnicos e específicos, bem como o aprendizado da informática que é aplicada como ferramenta essencial durante todo o curso.

Cássio explica que mais que ensinar, o Cebrac oferece cursos de grande demanda e procura no mercado, crescendo em número de unidades e de alunos, com qualidade e marketing, marcando presença nas principais capitais e cidades do país, inclusive Cuiabá.

O Cebrac possui uma extensa grade de cursos nas áreas Administrativa, Desenvolvimento Pessoal, Tecnológica, Saúde, Industrial, sendo o carro chefe o curso de assistente administrativo. Ao todo, o Cebrac em Cuiabá já formou mais de mil alunos nos cursos que duram entre três e 16 meses.

Para dar conta de todos os cursos e alunos, o Cebrac possui um prédio 544 metros quadrados onde há quatro laboratórios de informática, um laboratório de farmácia, uma sala de hardware, mais as salas teóricas e os espaços de convivência.

Além disso, o Cebrac oferece aos alunos a possbilidade de sairem empregados ao término do curso por meio dos convênios da agência de emprego. Empresas como Supermercados Extra, Drogaria Rosário e Lojas Amercianas são alguns dos locais em que a maioria dos alunos são direcionados ao fim do curso.

HOJE

Hoje, o Cebrac realiza aproximadamente 200 matriculas por mês e 25% dos egressos retornam para realizarem novos cursos. Isso demonstra a qualidade e eficiência do Cebrac.

Em 2011 o centro conquistou o Selo de Excelência da ABF pelo 4º ano consecutivo e 5 estrelas na eleição das Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista PEGN – Pequenas Empresas & Grandes Negócios juntamente com a Serasa Experian e ABF.

Para planos futuros, Cássio afirma que a expansão da franquia para Várzea Grande e Rondonópolis é um projeto em estudo. Afinal, mais do que expandir a empresa, prolifera-se conhecimento.

 

Mayke Toscano / HiperNotícias

 


Para Cássio Ribeiro empreender é: inovar!

1. Dica para quem quer iniciar um empreendimento

É preciso ter conhecimento técnico e conhecimento de mercado. Fazer uma avaliação do mercado é essencial, especialmente se não tem domínio ou não tem certeza.

2. O Custo Brasil é realmente um obstáculo para o empreendedor?

Ele inibe bastante o crescimento da empresa, principalmente quando se falar em funcionários. As leis trabalhistas e os encargos são muito altos, caros. Isso faz com que se reavalie se contrato o profissional ou não. E na área de educação isso acontecer é um problema.

3. O que é mais importante: dinheiro ou criatividade?

É preciso dos dois. Dinheiro é importante, sendo necessário o investimento em estrutura, pessoal, espaço físico, tudo. Mas também a criatividade é preciso para atrair os alunos a vir, conhecer, se interessar e matricular e realizar o curso. Tudo isso mantendo a qualidade que nós garantimos.

4. O que é mais fácil: Fidelizar um cliente ou conquistar um novo?

Ambos são difíceis. Para conquistar novos clientes nós realizamos investimentos em telemarketing, equipe de cadastro de rua, propaganda, anúncio, tentamos mesmo atrair os clientes. E trabalhamos com os professores e com metodologia de ensino. Tudo para que nosso aluno, mais que aprenda, que ele saia daqui um profissional e isso é o que acontece, por isso somos referência.

Mayke Toscano / HiperNotícias


 

 

 

 

 

 

 

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