A causa principal já foi identificada, e medidas estão sendo tomadas para restaurar o funcionamento normal. "A correção desse problema técnico pan-europeu está prevista para ocorrer em breve", informou o banco.
O Eurosystem, que reúne os bancos centrais da zona do euro, está adotando "todas as medidas necessárias" para retomar as operações normais o mais rápido possível.
O Banco da Grécia reforçou que o problema é de natureza técnica e que a solução está em andamento.
Segundo a Reuters, o Banco Central Europeu (BCE) atribuiu a falha a um "defeito de hardware", descartando qualquer "ação maliciosa ou fraude".
Apesar de a interrupção não ser imediatamente sentida pelos clientes bancários, o cenário pode mudar caso o problema persista.
O veículo também informou que o BCE orientou as instituições financeiras a continuar inserindo pagamentos na fila, enquanto um canal de emergência foi ativado para "pagamentos extremamente críticos".
Além disso, o horário de funcionamento do TARGET2 e do TARGET2 Securities (T2S) foi estendido para garantir a liquidação das transações assim que o problema for resolvido.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.