A maior fabricante mundial de chips de memória e smartphones diz enfrentar desafios decorrentes da fraca demanda por chips convencionais e dispositivos de tecnologia da informação em meio à concorrência mais intensa no mercado. A empresa está em desvantagem também em relação a concorrentes que fornecem chips de inteligência artificial (IA) de ponta.
Entre outubro e dezembro, a Samsung garantiu lucro líquido de 7,754 trilhões de wons (equivalente a US$ 5,36 bilhões), 22% maior do que o de um ano antes e acima do consenso de analistas da FactSet, de 6,353 trilhões de wons. Em relação ao trimestre imediatamente anterior, porém, houve queda de 23% no resultado.
A principal divisão da companhia, a de semicondutores, gerou lucro operacional de cerca de 2,9 trilhões de wons no período, bem abaixo dos ganhos de 3,9 trilhões de wons do terceiro trimestre e de 6,5 trilhões do segundo trimestre. Seu desempenho também foi inferior à da concorrente sul-coreana SK Hynix, que lucrou mais de 8 trilhões de wons no quarto trimestre.
Nesta sexta-feira, a ação da Samsung fechou em queda de 2,42% na Bolsa de Seul, que retomou negócios após quatro dias de feriado.
*Com informações da Dow Jones Newswires
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.