Mais de 22 mil pessoas ficaram sem energia no fim da tarde deste domingo (13), após a intensa chuva que caiu sobre Cuiabá. A queda de energia teve início por volta das 16h50 e chegou a durar até cinco horas, sendo restabelecida por volta das 21h30 em determinados bairros do Coxipó.
A empresa responsável pelo abastecimento de energia elétrica em Cuiabá, Energisa, informou que a interrupção ocorreu exclusivamente nos bairros da região do Coxipó. Conforme a nota enviada à reportagem pela assessoria de imprensa, a queda na energia ocorreu em razão da forte chuva, que danificou cabos da rede de alta tensão.
Ao todo, 22.492 pessoas foram atingidas, o que, de acordo com a Energisa, representa 5% dos consumidores. O restabelecimento foi realizado por volta das 18h em alguns bairros e, nas regiões mais ao sul, como os bairros Parque Cuiabá e Altos do Parque, a energia retornou por volta das 21h35.
Internautas reclamaram da demora para o restabelecimento da energia. A Energisa, no entanto, ressaltou que todas as equipes estavam nas ruas para solucionar o problema, que é intensificado em razão da mudança brusca de temperatura.
Confira a nota da empresa na íntegra:
Nota Energisa
A Energisa informa que a interrupção de energia que ocorreu nos bairros do Coxipó ontem (13) foi causada por cabos da rede de distribuição de alta tensão que foram danificados durante a chuva que atingiu a região metropolitana. O problema teve início às 16h54 e atingiu 22.492 clientes, o equivalente a aproximadamente 5% das unidades consumidoras de Cuiabá e Várzea Grande. Imediamente, a empresa tomou todas as providências cabíveis para o restabelecimento da energia. Às 18h00, foi realizado o restabelecimento de 85% das unidades consumidoras atingidas, as demais, tiveram o restabelecimento totalmente normalizado entre às 19h06 e 21h35.
Como é característico em temporais após o período de seca, devido à mudança brusca de temperatura, as rajadas de vento são muito fortes e provocam queda de galhos e árvores inteiras, além do lançamento de diversos tipos de objetos na rede, como pedaços de arame, placas publicitárias e telhas de zinco, podendo danificar a rede de distribuição – que é aérea. Em situações como a de ontem, a Energisa trabalha em sistema de contingência, que significa que todas as equipes disponíveis estão nas ruas empenhadas na solução dos problemas.
A Energisa lamenta o transtorno e reafirma o compromisso de trabalho com qualidade.
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