A Prefeitura de Cuiabá anunciou na noite desta sexta-feira (31) o adiamento do início das aulas na rede municipal de ensino para o dia 10 de fevereiro. A decisão, segundo a administração municipal, se deve às condições precárias de diversas escolas, agravadas pelas fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos meses. E foi tomada após do prefeito Abilio Brunino (PL) com a presidente do Conselho Municipal de Educação, Andréa dos Santos, e comunicação prévia ao promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Junior.
Entre os problemas apontados pela prefeitura estão telhados comprometidos, instalações elétricas com risco de curto-circuito, falta de materiais de limpeza e atrasos no pagamento de servidores. Conforme Abilio problema herdados da administração anterior.
Abilio destacou que a gestão municipal ainda não conseguiu contratar as empresas responsáveis pela manutenção e limpeza das escolas, além de enfrentar dificuldades na aquisição de materiais de limpeza por conta a repasses em atraso deixados pela gestão anterior. Ele também citou as fortes chuvas que agravaram a situação estrutural de algumas unidade.
"São 171 unidades e a gente ainda não teve a condição de contratar as empresas responsáveis pela manutenção e limpeza. Considerando a situação da infraestrutura das escolas, decidimos adiar o início das aulas", afirmou o prefeito Abilio Brunini.
Outro ponto sensível é a folha de pagamento dos servidores. Apenas em janeiro foi possível quitar os salários de dezembro de 2024, além disso ainda não houve pagamento do um terço de férias referentes ao ano passado. "Os servidores precisam desse recurso para poder ir até a escola executar sua atividade de trabalho", explicou Abilio, reforçando que só no dia 10 de fevereiro será possível pagar o salário de janeiro.
A presidente do Conselho Municipal de Educação, Andréa dos Santos, justificou a decisão como uma medida necessária para garantir a segurança dos alunos e profissionais da educação. "A decisão de adiar o retorno às aulas por uma semana visa garantir que a gestão municipal realize ajustes urgentes nas escolas, como reparos na infraestrutura, antes do reinício das atividades", afirmou.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.