O prefeito Abilio Brunini (PL) sancionou, na quinta-feira (20), a reforma administrativa aprovada pela Câmara Municipal de Cuiabá. Com isso, duas novas pastas foram criadas. Uma delas é a Secretaria Municipal de Segurança Pública, que será chefiada pela atual secretária adjunta de Ordem Pública, a coronel da Polícia Militar Francyanne Siqueira Chaves Lacerda.
A outra mudança acontece na Secretaria Municipal de Cultura, que deixa de ser vinculada à pasta de Esporte e Lazer, passando a ser chefiada pelo músico Johnny Everson. A área de Esporte continuará sob o comando de Jefferson Neves.
A íntegra da sanção foi publicada na edição suplementar nº 1062 da Gazeta Municipal, que circula nesta sexta-feira (21). Apesar da ação, a promessa é de que a reforma não gerará novas despesas para o Executivo.
A reforma ainda prevê a redução de 43 cargos comissionados, cumprindo uma das promessas de campanha do prefeito, de diminuir o "cabides de emprego" na prefeitura. Outra promessa cumprida, é a criação da Secretaria de Segurança Pública, que pode ser vista como uma forma de fortalecer a base aliada do prefeito, com a direita e extrema-direita.
LEIA MAIS: Câmara de Cuiabá aprova corte de cargos comissionados e fusão de secretarias
Outras secretarias também sofreram alterações com a reforma. A Fazenda vira Economia, sob o comando de Marcelo Bussiki, e a pasta de Turismo absorverá o Desenvolvimento Econômico. A Limpurb, por sua vez, perde o status de secretaria e vira adjunta de Obras Públicas.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.