O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) prendeu um homem de 63 anos por crime ambiental nesta terça-feira (25), na zona rural de Nova Canaã do Norte (320 km de Cuiabá), após localizar quatro aves silvestres — três Curiós e um Canário da Terra — em cativeiro irregular. Junto com as aves, foram apreendidos um rifle e munições.
A prisão aconteceu durante a Operação Fauna (Caça e Pesca), quando os militares realizaram uma fiscalização ambiental em um rancho, com base em informações da Agência Local de Inteligência (ALI), que apontaram a criação ilegal de fauna nativa no local.
Ao chegar no rancho, a equipe policial foi recebida pelo proprietário, que permitiu a vistoria. Durante as buscas, os policiais encontraram as quatro aves em gaiolas, sem a documentação exigida pelos órgãos ambientais. Além disso, a arma e as munições foram localizadas no local.
Em depoimento, o homem afirmou que tanto as aves quanto a arma pertenciam a um funcionário, que estava ausente devido a um tratamento médico em Cuiabá. O suspeito foi detido e levado à delegacia, com as aves e os materiais apreendidos, para as providências legais. A operação destaca a importância da fiscalização e proteção da fauna silvestre.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.