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Cidades Domingo, 16 de Janeiro de 2022, 07:27 - A | A

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Domingo, 16 de Janeiro de 2022, 07h:27 - A | A

DIREITO DO CONSUMIDOR

Passageiros denunciam abuso de companhias aéreas durante retomada do turismo

Em meio ao surto de COVID, passageiros denunciam abusos das empresas, que estariam com disponibilidade de assento nos voos cancelados, porém com valores absurdos.

RAPHAELLA PADILHA
DA REDAÇÃO

Em meio a retomada do turismo em todo o Brasil neste início de 2022, usuários que compraram suas passagens com antecedência e planejaram suas férias sofrem com remarcação e cancelamento de voos ocasionados, segundo as companhias aéreas, pelo avanço da covid-19. Mas, em meio ao surto da doença, passageiros denunciam abusos das empresas, que estariam com disponibilidade de assento nos voos cancelados, porém, com valores absurdos.

Arquivo pessoal

Mirella Gomes administradora de empresas/ voos cancelados

 

 


 


 

Foi o que aconteceu com a administradora de empresas Mirella Gomes. Ela, que mora no interior de São Paulo, veio passar as festas de final de ano com a família em Cuiabá, tendo seu retorno marcado para 7 de janeiro, mas, dois dias antes do embarque, foi notificada de que seu voo havia sido remarcado para o dia 12, situação que ela conseguiu reverter em contato com o SAC da companhia. Porém, no dia seguinte, foi surpreendida com uma nova remarcação.

Com viagem de férias marcada para o litoral de São Paulo e hotel pago a partir do dia 8 de janeiro, Mirella deu início a uma busca por vagas e encontrou disponibilidade no voo da mesma companhia, anteriormente cancelado, no valor de R$ 3.500.

“Comprei minha passagem de retorno em novembro de 2021 e paguei R$ 311 acrescido de milhas, valor que considero justo, dado a antecedência. Fiquei irada ao descobrir que estavam me remarcando para uma data cinco dias depois, sendo que havia disponibilidade em voos anteriores. Até então, a companhia não me deu possibilidade de antecipação. Consegui resolver no guichê, apresentando minhas reservas de hotel e ameaçando processar a empresa, já que eu estava disposta a desembolsar o valor cobrado por eles para não perder minhas férias”, explicou a administradora.

Especialista em Direito do Consumidor, a advogada Maria Rita de Carvalho orienta que, para situações em que existam disponibilidade de vaga, cabe ao consumidor imprimir ou realizar a captura da tela do site da empresa aérea visando comprovar que na data prevista para o embarque havia assentos disponíveis. Também é aconselhável guardar todos os documentos relativos ao voo, como, por exemplo, o bilhete da passagem, o comprovante de compra e os comunicados da empresa aérea sobre o cancelamento/remanejamento.

O usuário que sofreu qualquer prejuízo, ainda segundo a advogada, deve ajuizar ação reivindicando indenização e reembolso de despesas, envolvendo gastos com alimentação, estadias de hotel, aluguel de carros, bebidas e transporte, tudo que acabe perdendo por conta de um voo cancelado pela companhia aérea e, em alguns casos, dano moral. Ela alerta para que o consumidor não assine nada, nem aceite quaisquer ofertas que possam renunciar os seus direitos.

“Recebemos muita procura de pessoas que estão em viagem, com o voo programado para a volta e que ficaram completamente à deriva,

Arquivo pessoal

Advogada Mari Rita de Carvalho/ voos cancelados

 


 

geralmente tendo que adquirir novas passagens para não perderem seus compromissos. Deve-se levar em conta que muitas vezes as famílias viajam com orçamento programado, insuficiente para prorrogar sua estadia. O mesmo acontece com o as férias laborais”, observa Maria Rita de Carvalho

CANCELAMENTO

Já para os passageiros que tiverem seus voos cancelados sem aviso prévio, somente tomando conhecimento no aeroporto, a especialista em Direito do Consumidor recomenda que, além dos documentos acima, os usuários guardem comprovantes de consumo dentro do aeroporto, fotos do painel do terminal aéreo e vídeos feitos durante a espera para o embarque, além de foto ou print da mensagem de cancelamento. Também é importante buscar com a empresa aérea uma declaração de cancelamento por escrito, na qual conste a razão para o cancelamento do voo.

 

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