Morreu nesta sexta-feira (7), o padre Danilo Rinaldi, 82 anos, sacerdote salesiano em Rondonópolis (a 220 km de Cuiabá), devido a complicações causadas pela chikungunya. Ele estava internado em um hospital de Campo Grande (MS) e sofreu uma parada cardiorrespiratória em decorrência da doença.
O prefeito de Rondonópolis, Claudio Ferreira (PL), decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do pároco que foi fundador do Oratório Filhos de Dom Bosco da Missão Salesiana de Mato Grosso. Ele completaria 83 anos no próximo dia 15 de fevereiro.
Em nota, a gestão lembrou os 27 anos de dedicação que religioso teve ao contribuir junto a área social do município, sendo o fundador e coordenador do Oratório Salesiano Filhos de Dom Bosco, uma das mais importantes entidades na cidade.
“Padre Danilo foi um abnegado sacerdote, que abdicou toda sua vida à missão da Igreja de socorrer os mais fracos, os mais humildes. Ele deixa um exemplo de vida modesta, dedicada ao próximo e de muita resiliência em favor desse projeto. Isso nos inspira muito. É uma grande perda, em função dos relevantes serviços prestados por ele e da vida exemplar que sempre teve”, diz o comunicado.
VIDA DEDICADA AO SOCIAL
Nascido na cidade de Trento, na Itália em 16 de agosto de 1942, padre Danilo recebeu os votos ainda na Itália, em 16 de agosto de 1960. Em 30 de outubro de 1964, ele veio para o Brasil, onde foi ordenado padre no dia 20 de novembro de 1971, na Lapa, em São Paulo. Após passar por Lucélia (SP), Araçatuba (SP), Tupã (SP), Lapa, Várzea Grande (MT), Corumbá (MS), Barra do Garças (MT) e Alto Araguaia (MT), ele chegou em Rondonópolis em 2 de fevereiro de 1998, indo trabalhar na Paróquia Santa Terezinha.
Percebendo a carência das várias comunidades da região do Parque Universitário, padre Danilo resolveu fundar o Oratório Salesiano Filhos de Dom Bosco, que já atendeu milhares de crianças e adolescentes, com aulas de iniciação musical, artes, informática, ensino religioso, ações sociais e inúmeros outros projetos. Com a ajuda de benfeitores e colaboradores do Brasil e do exterior, construiu o Centro Juvenil Oratório Filhos de Dom Bosco, que é um verdadeiro complexo educacional e esportivo no Parque Universitário.
Ao todo, padre Danilo exerceu 64 anos de vida religiosa. A preocupação do religioso, segundo as pessoas próximas, era apoiar os jovens da região, possibilitando-lhes uma ocupação onde tivessem a oportunidade de aprender algum ofício, ficar longe das drogas e da criminalidade e formar bons cidadãos e bons cristãos.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.