A construção da nova sede do Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidades (Cermac) e do MT Hemocentro, em Cuiabá, atingiu 45% de conclusão e deve ser entregue à população no segundo semestre de 2025. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) já investiu R$ 13,3 milhões na obra, cujo custo total está estimado em R$ 29,9 milhões.
Entre as etapas concluídas estão a regularização de base, terraplanagem, alvenaria de vedação, reboco, revestimento, execução de vigas baldrame e sapatas, construção de pilares, lajes, concretagem de piso armado, além da instalação de telhas metálicas e estrutura da cobertura. Também foram feitas a pintura de perfis metálicos, instalação de eletrodutos, e a execução de sistemas hidráulicos, sanitários, drenagem de águas pluviais, drenos e calhas.
O Cermac é especializado no tratamento ambulatorial de doenças como hanseníase, diabetes, tuberculose, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e hepatites virais. Já o MT Hemocentro é o único banco de sangue público do estado e referência no tratamento de doenças sanguíneas.
“A construção dessas novas sedes é muito importante para a população, porque dará mais conforto aos pacientes que necessitam de unidades totalmente pensadas para o tratamento de doenças como hanseníase, por exemplo. O local será entregue com uma estrutura moderna, adequada e com o nível de qualidade que a população de Mato Grosso merece”, destaca o secretário estadual de Saúde, Juliano Melo.
O novo prédio, que antes abrigava o antigo Hospital São Thomé, está localizado na Rua Oriente Tenuta, n° 58, no Bairro Consil, em Cuiabá. O projeto prevê a ampliação da estrutura, totalizando 5.864,61 m².
Enquanto as obras continuam, os atendimentos permanecem em funcionamento nas sedes atuais, situadas na Rua 13 de Junho, n° 1.055, Centro Sul de Cuiabá.
"As equipes de obras da SES trabalham para ofertar um ambiente moderno e acolhedor em todas as unidades de saúde administradas pelo Estado. Com o Cermac e o MT Hemocentro não é diferente. Projetamos unidades mais amplas e modernas, justamente para melhor atender à população", conclui a secretária adjunta de Obras da SES, Mayara Galvão.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.