A programação de maio do Museu de História Natural de Mato Grosso traz atividades artísticas e de interação com a natureza. O destaque é para as oficinas de kokedama e cartão pop-up que serão realizadas nos dias 11 e 12 de maio, em comemoração ao Dia das Mães. Outras ações gratuitas incluem desenho, construção de fósseis, ioga e criação de animais pantaneiros com argila.
No sábado (4), o espaço recebe a oficina com cerâmica fria para confecção de peças de bijuteria. Já no domingo (5), das 15h às 17h, será realizada a oficina de desenho com o artista Carlos Pina. A atividade integra o conjunto de ações da mostra gratuita "Urban Sketchers Cuiabá: Celebrando os 305 Anos da Cidade", que apresenta desenhos e ilustrações de prédios e patrimônios históricos da Capital. A exposição fica aberta ao público somente até domingo (05).
O Dia das Mães será comemorado nos dias 11 e 12 de maio. No sábado (11) haverá prática de ioga, das 8h às 9h, e oficina de kokedama, das 9h às 11h. Esta atividade propõe uma interação entre mães e filhos, na qual serão ensinadas as técnicas de construção de kokedama, muito utilizada na decoração de casas e jardins.
No domingo (12), das 9h às 11h, haverá a oficina para criação de cartão pop-up, voltada para famílias. A proposta é que ao final o cartão possa ser entregue como um gesto de carinho dos filhos para as mães.
A programação mensal inclui ainda a oficina de construção de fósseis, no domingo (19), das 9h às 11h. Será uma atividade pedagógica com abordagem lúdica sobre os animais que habitavam a Terra no período da pré-história. E no sábado (25), das 9h às 11h, as atividades serão encerradas com a oficina de animais pantaneiros feitos com argila.
Todas as oficinas são gratuitas, mas é preciso fazer inscrições para participar. As vagas são disponibilizadas sempre às 17h das quartas-feiras que antecedem às atividades.
As inscrições são feitas pela internet, acessando o link da biografia do Instagram do Museu.
Além de oficinas e atividades na área externa, o Museu de História Natural de Mato Grosso possui uma exposição permanente de arqueologia e paleontologia, e apresentação da história da Casa Dom Aquino.
O espaço cultural tem sido muito visitado por famílias aos finais de semana, que aproveitam a extensa área verde, cercada por árvores nativas e pequenos animais silvestres, para um momento de lazer na natureza.
O passeio à área externa do espaço cultural inclui conhecer duas réplicas de dinossauro em tamanho real, trilha sensorial pelo jardim, triha até o rio Cuiabá e visita ao lago do Homem Holoceno (que recria cenas do cotidiano dos povos pré-históricos).
Serviço
O Museu de História Natural de Mato Grosso é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que funciona em gestão compartilhada com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss).
Endereço: Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT.
Funcionamento: Quarta a domingo, das 8h às 18h.
Entrada para exposições de longa duração: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). Entrada gratuita aos domingos e feriados. Área verde, parquinho, café e atrações do jardim: gratuito.
Inscrições para oficinas: https://linktr.ee/mhnmt
Mais informações: Instagram @museuhistorianaturalmt
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.