Mato Grosso registrou uma redução de 45% no desmatamento na Amazônia entre agosto de 2023 e julho de 2024, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) nesta quarta-feira (6). O Estado se destaca como uma das principais regiões a contribuir para a queda nos índices de desmatamento. No total, o desmatamento na Amazônia caiu 30,6% no período analisado, representando uma perda de 6.288 km² de vegetação nativa, o que marca o menor patamar dos últimos nove anos, de acordo com o governo federal.
Além de Mato Grosso, outros estados também apresentaram redução no desmatamento:
-
Amazonas: -29%
-
Pará: -28,4%
-
Rondônia: -62,5%
Por outro lado, Roraima registrou uma alta de 53,5% no desmatamento, sendo a única unidade da federação com aumento nos índices.
Os dados do INPE também mostraram que, dos 70 municípios críticos monitorados, 78% apresentaram redução no desmatamento, enquanto 23% dos municípios tiveram aumento.
Em relação ao período anterior, de agosto de 2022 a julho de 2023, a redução foi de 21,8%, com a perda de 9.064 km² de vegetação nativa, conforme os dados consolidados apresentados em maio deste ano. O governo federal explicou que a diferença de 22,3% entre os dados de hoje e os de maio se deve a ajustes feitos nos números coletados.
Esses resultados refletem um esforço contínuo para a preservação ambiental, embora ainda haja desafios a serem enfrentados no combate ao desmatamento nos biomas brasileiros.
Com informações de Folha de S. Paulo.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.