Em entrevista ao HNT TV, o promotor de Justiça de Mato Grosso, Mauro Zaque de Jesus, recomendou que empresários chequem as fichas criminais de candidatos antes de contratá-los. De acordo com ele, mesmo com um currículo que salte aos olhos, os funcionários são um "elo fraco" e, ao serem admitidos, podem representar ameaças às empresas pois terão contato com dados confidenciais que podem acabar sendo compartilhados.
"A gente não sabe com quem nós estamos nos relacionando até que o tempo nos mostre. Só que nós aguardarmos que o tempo nos mostre, pode já ser tarde demais. Checou, viu que já tem um antecedente, sai fora", acentuou o promotor de Justiça ao podcast.
Zaque, que está presidente da Comissão de Segurança Institucional do Ministério Público (MP-MT) e também é ex-secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), compilou sua expertise no livro: "Como não se tornar uma vítima: um guia de segurança pessoal e corporativa". No título, o promotor orienta os empresários a como fortalecer o sistema de segurança das corporações, dos equipamentos à formação de equipes.
LEIA MAIS: Promotor de Justiça lança livro que ensina como não se tornar uma vítima
"De todo sistema de segurança, o elemento humano é o elo mais frágil" pontuou. "A gente tem que tirar, desmistificar esse negócio que segurança custa caro. Segurança é procedimento", emendou.
Ao longo da trajetória profissional do promotor, ele acompanhou de perto como a explosão de crimes virtuais. O número de senhas para acessar diferentes perfis é um dos agravantes. Os esquecidos são as principais vítimas por facilitarem o trabalho dos hackers ao usar combinações de fácil memorização ou, pior, salvando os números em aplicativos.
"Hoje nós temos um problema que nós temos diversas senhas. Usa senha para o banco, senha para a Netflix, senha para isso, senha para aquilo, senha para aquilo. É senha para tudo. O aspecto do perfil da vítima que mais coloca ela em risco é a vítima que está sempre descansada e distraída", disse.
O episódio com Mauro Zaque será exibido no HNT TV, canal do Hipernotícias no Youtube nesta terça-feira (25). Inscreva-se aqui e acione o "sininho" para receber as atualizações em tempo real.
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.