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Cidades Segunda-feira, 12 de Dezembro de 2016, 13:05 - A | A

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Segunda-feira, 12 de Dezembro de 2016, 13h:05 - A | A

RETOMADA DO VLT

Governo oficializa proposta de mais R$ 713 milhões para retomar obras do VLT

PABLO RODRIGO

O governo do Estado apresentou a primeira proposta de retomada das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ao consórcio responsável pela implantação do modal.  

 

Conforme o secretário de Estado de Cidades (Secid), Wilson Santos (PSDB), o governo propõe injetar mais R$ 713 milhões para a conclusão do VLT.

 

Alan Cosme/HiperNoticias

wilson santos/duplicação da Filinto Miller/VG

 

"Nós oficializamos uma proposta para retomada das obras do VLT ao consórcio na quarta-feira (7). De acordo com os nossos estudos, seriam necessários mais R$ 713 milhões para a conclusão, agora, no próximo dia 14, vamos reunir novamente com o consórcio para saber se eles aceitam ou se apresentarão uma contraproposta", revelou Wilson Santos ao Hipernoticias.

 

De acordo com o secretário, a reunião marcada para o início desta semana acontece em Curitiba-PR para analisar a proposta do governo. "A CR Almeida que é uma das cabeças do consórcio disse que se reuniria em Curitiba onde é a sua sede e na quarta iria trazer a resposta. Vamos aguardar, estou otimista", explicou.

 

A retomada das negociações com o consórcio ocorre desde o mês passado e tem o prazo de até dia 29 de dezembro para uma conclusão, conforme decisão da Justiça Federal.

 

"O nosso prazo de acordo com a Justiça é que tenhamos um acordo até o dia 29 de dezembro. Nós do governo queremos ter esse entendimento até o dia 22. Por isso, estamos semanalmente realizando essas rodadas de negociações".

 

As obras e o contrato do VLT estão suspensos pela Justiça Federal a pedido do Estado e dos Ministérios Públicos Estadual e Federal desde 2015.

 

Um dos pontos de divergência é quanto aos recursos necessários para a conclusão da obra. De acordo com estudo elaborado pela KPMG Consultoria, a pedido do governo, a conclusão do VLT deve custar mais R$ 713 milhões (atualizados) aos cofres públicos. Já o consórcio pedem R$ 1,299 bilhão.

 

O orçamento inicial para construção do VLT entre Cuiabá e Várzea Grande é de R$ 1,477 bilhão. Até agora, o Governo já desembolsou R$ 1,066 bilhão.

 

O Consórcio VLT é formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda e Astep Engenharia Ltda. 

 

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Carlos Nunes 12/12/2016

Dá pavor deixarem abrir Cuiabá DE PONTA A PONTA (do Porto ao CPA e do Centro além do Coxipó); já vivemos a época das vacas magras, do dinheiro curto, da pindaíba financeira...vai que o dinheiro mingua, acaba, e a cidade fica toda a aberta esperando o dinheiro aparecer. Esse governo não garante nem o salário dos servidores em dia, sem depender de repasses do governo federal. Não vai acontecer de aparecer dinheiro pró VLT, e faltar para a Saúde, a Educação, a Segurança, e outros setores mais essenciais. Lá no Rio de Janeiro, o Jornal Nacional informou que outro delator premiado já começa a fazer a delação, e vai acusar 2 ex-governadores, o governador, o prefeito, por terem recebido propina da Odebrecht, na reforma do Maracanã, e outras coisas, não me diga que ele vai acusar também pelo VLT do Rio. Esses 713 Milhões que vão ser torrados por aqui, tem que ser vigiados pela polícia, centavo por centavo...a turma ficou feroz para meter a mão no dinheiro - NOSSO DINHEIRO, fruto do Nosso Trabalho e do Pagamento dos Impostos. Vão emprestar o dinheiro, mas somos nós que vamos pagar as parcelas. Depois dessa delação da Odebrecht, os eleitores tem que ficar com os olhos, os ouvidos, escancarados, e abrir o bico se souber de alguma irregularidade. Já nos fizeram de otários uma vez, quando o Silval aparecia todo dia na TV, dizendo: podem deixar que, com 1 Bilhão e 400 Milhões, termino o VLT antes da Copa começar. Foi a maior pegadinha da história de Cuiabá. E olha que naquela época tinha até pressão da FIFA para fazer a obra, tinha regime diferenciado de contratação, tinha mais dinheiro, porque ainda era a época das vacas gordas. Se não fizeram, fazer agora na época das vacas magras não é muito racional; chega a ser até supérfluo. Quem será que vai encher os bolsos com isso? Alguém vai. É como diz o ditado popular: cachorro mordido por cobra tem medo até de linguiça.

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M. Mattos 12/12/2016

Onde estão o planejamento, projetos, orçamento e a origem e aplicação dos recursos que faltam para concluir o VLT? Se a obra estava inicialmente orçada em R$ 1.477,0 bilhão e o desembolso já atingiu R$ 1.066,0 bilhão sem andar um metro sequer, com certeza os R$ 713,0 milhões estimados pela tal da KPMG que ninguém sabe e ninguém viu não serão suficientes ao menos para terminar o trecho do Aeroporto ao Bairro do Porto. Basta ver que o consórcio está pedindo um aditivo de R$ 1.299,0 bilhão, muito mais realista que os estudos do governo. Compete aos órgãos competentes investigar e apurar o porquê do estouro do orçamento inicial que deve ter servido apenas para satisfazer o apetite dos que visavam outros interesses inconfessáveis na mudança do modal BRT para o famigerado VLT. Com certeza, esse acordo o consorcio não vai aceitar e será mais um furo na água e mais atrasos numa obra que vai dar ainda muito o que falar.

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