Sessenta pessoas estão desde a manhã deste sábado (04), na sede do laticínio Rovigo, em Curvelândia ( a 280 km de Cuiabá) fabricando o maior queijo frescal do mundo. O objetivo é fazer um produto de duas toneladas e quebrar o próprio recorde. Em 2014 o queijo produzido chegou a 1.830 quilos.
A produção do queijo "gigante" faz parte da programação da 12ª Festa do Queijo do município. Depois de pronto, o queijo é cortado e distribuido gratuitamente para a população.
O expediente hoje na indústria foi dedicado exclusivamente à produção do queijo. O proprietário do laticínio e presidente em exercício da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Antonio Bornelli, lembra que a festa do queijo surgiu após um protesto de produtores rurais na BR-070, para reivindicar melhores preços.
"Transformamos aquela situação de crise nacional de preços numa festa que promove este setor que é tão importante. Para se ter uma ideia, a cadeia produtiva do leite é o segunda maior empregadora do país", destacou.
A produção leva em torno de cinco horas. Depois, o queijo é levado para refrigeração onde fica para conservação até a distribuição no domingo, a partir das 16h. O queijo deve ser cortado em aproximadamente cinco mil pedaços.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.