Uma pesquisa divulgada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT) revela que este ano o ‘Dia das Crianças’ vai movimentar no estado uma média de R$ 401 milhões em vendas, um aumento de 199% em relação ao ano passado.
A pesquisa aponta também que os consumidores pretendem investir um valor maior neste ano para presentear na data comemorativa, o gasto médio por consumidor vai girar em torno de R$ 258. A pesquisa mostra ainda que 43% dos que não compraram presentes no ano passado pretendem comprar este ano, o que sugere uma entrada de novos consumidores.
Leandro Gonçalves, gestor de Varejo do Sebrae/MT, destaca a importância de os comerciários ficarem atentos e se prepararem para essa data.
“Um dado interessante é que as compras previstas para este ano nessa data comemorativa devem movimentar cerca de 20 milhões de reais entre os pequenos negócios no estado e que os consumidores têm a intenção de gastar, em média, 200 reais nas lojas. Portanto, os empresários e empreendedores precisam se preparar adequadamente para conquistar esses clientes, tanto nas lojas físicas quanto no ambiente digital”, explica.
Em relação ao tipo de presente, houve uma mudança na intenção, pois, apesar dos brinquedos permanecerem a principal escolha, registrou-se uma queda significativa na compra de eletrônicos (de 26% para 17%), enquanto as experiências (como passeios e ingressos) ganharam mais espaço, aumentaram 4%, indicando uma valorização de presentes que proporcionam vivências. Além disso, a influência do preço subiu de 58% para 66%, se tornando o principal fator na decisão de compra.
Os dados indicam que cerca de 47% dos entrevistados devem comprar em loja física, porém quase 15% pretendem comprar pela internet, o que o gestor de Varejo do Sebrae/MT considera oportuno aos pequenos negócios investirem em estratégia digital.
“Hoje, os clientes tomam suas decisões de compra com base nas redes sociais. Pesquisas indicam que 64% das pessoas se influenciam por essas plataformas, o que torna essa informação fundamental para que os empresários melhorem sua presença digital. É essencial publicar os produtos, ofertas e promoções da loja, além de investir em campanhas digitais para atrair clientes, tanto para o WhatsApp quanto para a loja física. As pesquisas mostram que, na hora de realizar a compra, muitos clientes ainda preferem a loja física, embora o digital também tenha seu espaço. Isso revela um comportamento que chamamos de ‘Omni-Channel’, que pesquisam e decidem no digital, mas compram no físico. Por isso, é importante ter uma atenção especial para atender os clientes de forma estruturada, tanto no ambiente físico quanto no online, a fim de proporcionar a melhor experiência possível”, orienta.
PESQUISA
A pesquisa foi realizada por entrevistas telefônicas, entre os dias 21 de junho a 16 de julho de 2024, em todo o estado de Mato Grosso. Foram entrevistados 364 profissionais da área jurídica do estado. Para a sondagem, utilizou-se a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% para 95% de confiança.
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