A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) emitiu um alerta sobre os riscos e cuidados necessários em casos de acidentes com animais peçonhentos devido à aproximação do período chuvoso, que força esses animais a saírem de seus abrigos em busca de locais seguros e alimentos.
O Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) registrou 687 atendimentos relacionados a acidentes com animais peçonhentos até a última sexta-feira (25). Destes, 463 foram causados por escorpiões, 96 por serpentes, 40 por aranhas e 88 por outros animais sinantrópicos. Esses números podem sofrer atualizações ao longo do ano.
Nesta época do ano, os animais peçonhentos perdem seus esconderijos e buscam abrigo nas áreas urbanas. Entre os animais de maior risco no Brasil estão: jararacas, cascavéis, surucucus, corais-verdadeiras, aranhas-marrons, armadeiras, viúvas-negras e escorpiões como o Tityus serrulatus, espécie que foi recentemente identificada em Cuiabá. O Tityus serrulatus, encontrado em outubro de 2024 no bairro Parque Atalaia, é um escorpião invasor, que pode causar complicações de saúde sérias e até óbito.
Em caso de acidente, a orientação é lavar a área afetada com água e sabão, imobilizar o acidentado para evitar a propagação do veneno e procurar atendimento imediato no setor de emergência do HMC.
A prevenção é a melhor forma de proteção contra acidentes com animais peçonhentos. A SMS recomenda os seguintes cuidados:
- Uso de equipamentos de proteção: utilizar calçados e luvas em atividades de jardinagem ou ao manusear entulhos.
- Manutenção do ambiente: evitar acumular entulhos e materiais inservíveis; manter jardins, quintais e terrenos baldios limpos.
- Cuidados com a residência: verificar roupas e calçados antes de usá-los, afastar camas das paredes e evitar pendurar roupas fora de armários.
- Vedação de frestas e buracos: vedação em rodapés, paredes e forros, além da limpeza regular de móveis e cortinas.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.