Cuiabá completa nesta quinta-feira (19) exatos 124 dias sem chuva, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O período tem sido marcado por tempo seco, percentuais baixos de umidade, clima considerado desértico e a poluição do ar pela fumaça, provocada pelos incêndios florestais. Contudo, há previsão de chuva para esta quinta-feira (19) e nos próximos dias, precipitações de baixo volume devem ser registradas.
A capital mato-grossense ficou em quarto lugar do ranking dentre as cidades brasileiras com mais dias sem chuvas, ficando atrás de Belo Horizonte (MG) com 153 dias sem chuva; Brasília (DF) com 149 dias sem chuvas e Goiânia (GO) com 147 dias sem chuva.
O Inmet emite alertas para que a população redobre os cuidados com a saúde, afim de evitar problemas respiratórios. Ondas de calor também têm marcado o período.
Além disso, a respiração tem sido prejudicada devido à fumaça oriunda dos incêndios florestais que devastam todo o território mato-grossense e o Brasil. Segundo a plataforma da Suíça de monitoramento da qualidade do ar, IQAir, o ar em Cuiabá, nesta quinta-feira, é considerado insalubre. A concentração de poluição atmosférica que pode ser inalada é, atualmente, 25 vezes maior que o valor anual recomendado pela Organização Munidal da Saúde (OMS).
PREVISÕES
A Capital amanheceu nesta quinta com clima ameno, com brisa leve. Segundo o instituto de meteorologia ClimaTempo, durante a tarde pode ser registrada chuva em Cuiabá.
Conforme já reportado pelo HNT, chuvas insignificantes devem ser registradas próximo do fim do mês de setembro em cidades da região sul de Mato Grosso. A tão sonhada chuva regular, capaz de encharcar o solo, só deve começar a cair a partir do mês de outubro.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.